Jundiaí é a 2ª cidade do Estado na criação de empregos em novembro

Publicada em 28/12/2017 às 11:15

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados nesta quarta-feira (27), Jundiaí foi a segunda cidade do Estado que mais criou empregos formais em novembro, com 667 novos postos de trabalho (4.845 contratações ante 4.178 demissões). Trata-se do melhor resultado mensal do ano e o terceiro mês que apresentou saldo positivo.

O bom resultado está em linha com uma das prioridades desta gestão, que desde o início do ano tem focado na melhora do ambiente de negócios e atração de investimentos produtivos. “Tenho repetido sempre que o emprego é a melhor forma de distribuição de renda e, por isso, contribuir para facilitar a aprovação e execução de projetos que criem postos de trabalho em Jundiaí é nossa obrigação como poder público”, destaca Luiz Fernando.

LEIA TAMBÉM
Incubadora ganha espaço de coworking para fomentar projetos

Cerca de 1,7 mil trabalhadores conseguiram um emprego este ano em novas empresas da cidade

O gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Messias Mercadante, destaca que a criação de vagas é fruto do início da retomada da aceleração da economia local. Segundo ele, a perspectiva para 2018 segue positiva. “A economia já começou a dar sinais fortes de reaquecimento e isso terá efeitos positivos no mercado de trabalho. A pedido do prefeito, temos focado em programas de capacitação de mão de obra, em parcerias com o Funss, Sebrae e Senac, para garantir que a demanda por trabalhadores seja atendida”, comenta.

Novas empresas
Somente com a chegada de grandes empresas à cidade este ano, cerca de 1,7 mil postos de trabalho foram criados. Entre as novas marcas instaladas no Município nos últimos meses estão a Pochet, Varian, Coexpan, Havan, Tauste, MRS, WAGO, Cavanna, Tenda e Voa SP. Além da melhora no cenário econômico, o número positivo é resultado também dos esforços desta gestão para atrair e manter os principais geradores de emprego instalados na cidade.

Desde maio, quando foi lançado o projeto “Café com o Prefeito”, o chefe do Executivo municipal tem se reunido com os CEOs e diretores das 100 maiores empresas para tratar da manutenção de suas plantas em Jundiaí, bem como para discutir expansão e projetos de cunho social.

Desburocratização
Também para estimular a abertura de novas empresas na cidade, a Prefeitura criou o GTT Competitividade, um grupo técnico de trabalho formado pelos gestores de Governo e Finanças, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Planejamento Urbano e Meio Ambiente e Transporte e Mobilidade Urbana e pelo diretor-presidente da DAE, todas unidades envolvidas nos procedimentos para licenciamento de atividades no município. Depois de 90 dias de reuniões e discussões, o grupo irá definir medidas que serão adotadas a partir de então.

Segundo o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, entre as medidas que estão em análise para promover a desburocratização da Prefeitura estão a melhora no fluxo dos processos e a informatização de todos os procedimentos. “A ideia é que o empreendedor consiga acompanhar o processo eletronicamente para agilizar ainda mais o andamento”, destaca.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/12/28/jundiai-e-a-segunda-cidade-do-estado-na-criacao-de-empregos-em-novembro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original