Gestão Integrada visa aumentar recuperação de créditos tributários

Publicada em 04/01/2018 às 11:54

Quando estiver pronto, o sistema vai otimizar a cobrança de dívidas e aumentar transparência

No início de dezembro, a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) recebeu aprovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as adequações solicitadas no projeto PMAT (Programa de Modernização da Administração Tributária) de Jundiaí. Trata-se de um programa que apoia projetos voltados para melhorar o desempenho da gestão pública e modernizar a administração de municípios.

Com o aval dado pelo BNDES, a UGGF vai implantar um Sistema de Gestão Integrada, que tornará mais eficiente a gestão da recuperação de créditos tributários e promoverá o controle integrado da cobrança dos débitos inscritos em dívida ativa, conforme explica o gestor da pasta, José Antonio Parimoschi. “O sistema permitirá a integração dos cadastros da dívida ativa e da cobrança administrativa e judicial dos tributos municipais, sincronizado aos cadastros da Administração, com todas funcionalidades em ambiente WEB. A proposta também aumenta a transparência na relação com o contribuinte, pois a ideia é permitir que ele acompanhe todas as informações sobre seus imóveis cadastrados no município, especialmente a situação fiscal”.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura já pagou 65% das dívidas herdadas da gestão passada

Com isso, acrescenta o gestor, vai aumentar o nível de segurança da informação, especialmente com relação à atualização de cadastros de contribuintes quando da inscrição em Dívida Ativa. “Com o número do CPF ou CNPJ do devedor será possível visualizar todos os seus débitos e propor a regularização ao fisco”, pontua Parimoschi.

A diretora do Departamento da Receita, Roseli da Pos, informa que serão investidos neste projeto a quantia de R$ 1,8 milhão, que estão previstos no plano de ação do BNDES. A iniciativa da UGGF envolve também funcionalidades que são de competência da Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC), que passará a contar com mais recursos tecnológicos para agilizar as cobranças extrajudiciais e judiciais.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/01/04/sistema-de-gestao-integrada-visa-aumentar-recuperacao-de-debitos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original