UBS Tarumã ganha sala de atendimento odontológico
Publicada em 16/01/2018 às 12:34Compromisso assumido durante visita realizada em setembro de 2017, o prefeito Luiz Fernando Machado entregou, nesta terça-feira (16), a sala de atendimento odontológico para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tarumã. O local passa a contar com atendimento integral à saúde para os mais de 13 mil usuários da unidade. Com a inauguração da sala, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) tem 30 UBSs com sala equipada para a especialidade, realizando mais de 17,6 mil atendimentos por mês.
O atendimento odontológico na UBS Tarumã funcionará, a princípio, três vezes por semana (segunda, terça e quarta-feira), com previsão de 100 atendimentos/mês. No entanto, até o segundo semestre, o atendimento será ampliado para 230 atendimentos além de realizar ações preventivas em saúde bucal nas escolas do bairro. “Quando visitamos a UBS, em setembro, anunciamos que em janeiro seria entregue a sala de odontologia. Com a organização do orçamento foi possível atender a demanda do bairro dentro do prazo. Agora a população daqui, que antes era referenciada para a UBS Jundiaí-Mirim, passa a ser atendida próximo da residência, com a integralidade da saúde, que começa pela boca”, comentou o prefeito após conferir as instalações e conversar com profissionais e população.
LEIA TAMBÉM
São Vicente amplia cirurgias em 7,27% após medidas organizacionais
De acordo com o gestor interino da UGPS, Tiago Texera, o investimento foi de aproximadamente R$ 15 mil para adquirir os equipamentos necessários para a operacionalização do ambiente na UBS Tarumã.
Estreia
O primeiro paciente a ser atendido na sala foi Jesulino Souza Batista, 72 anos. Ele, que é morador do bairro, mas fazia o acompanhamento com dentista particular, passou pelo atendimento no local. “Sou diabético e fui informado pela médica que vou ter de passar a tomar insulina injetável. Por isso, me encaminharam para o dentista, para fazer uma consulta”, contou, pouco antes de estrear a cadeira da sala de atendimento odontológico.
O odontólogo Luiz Carlos Miyashiro, responsável pelo atedimento na UBS Tarumã, ressaltou que será feito um perfil das necessidades da população e ações específicas de promoção da saúde bucal. “O cuidado da saúde deve ser integral. Os pacientes que passam pelo atendimento com clínicos, ginecologista, pediatra e enfermagem serão encaminhados para avaliação odontológica”, explicou.
A intenção do odontólogo é realizar um mutirão para identificar a condição de saúde bucal da população, para definir a agenda de prioridades e oferecer atendimento a todos com equidade.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
04/11/2024
Covid-19: doses voltam a ser aplicadas na quarta-feira
-
01/11/2024
Clínica da Família da Ponte ultrapassa 5,4 mil atendimentos
-
29/10/2024
Dia de Finados: visitantes devem se atentar para não levar criadouros da dengue para os cemitérios
-
24/10/2024
Nota oficial: ampliação de postos de vacinação contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original