Consegs e órgãos de segurança fortalecem as ações de prevenção

Publicada em 29/01/2018 às 18:42

Com o objetivo de organizar as comunidades para a discussão de problemas, aproximando-as cada vez mais das forças de segurança pública, os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) vêm realizando um amplo trabalho nos bairro, com resultados positivos nas regiões, com participação doc Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), integrados às polícias Militar, Civil, e demais segmentos atuantes.

A prevenção é o foco central dos encontros no combate à violência e criminalidade, fazendo valer na prática as ações que visam fortalecem o patrulhamento comunitário. Para isso, a participação de representantes da comunidade é fundamental para que se promova a comunicação entre os moradores da mesma região, com análise dos problemas comunitários existentes e identificados, relacionados à segurança, e os demais elementos que possam garanti-la, como a estrutura dos serviços públicos oferecidos.

LEIA TAMBÉM
Guarda Civil de Bragança Paulista visita GM

Mensalmente, os integrantes do Conseg Jundiaí Leste, reúnem-se na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região – Sincomércio, para apresentar as demandas em comum e o encaminhamento das providências necessárias para a solução. “As ações alinhadas durante os encontros do Conselho visam o bem-comum, a segurança para a população jundiaiense como um todo. Nesta primeira reunião do ano reconhecemos e homenageamos o trabalho dos profissionais que são importantes parceiros para que o Conseg Jundiaí Leste alcance resultados cada vez mais positivos para garantir a segurança de todos: as polícias Militar, Civil e Guarda Municipal, também os representantes da comunidade que voluntariamente participam ativamente dos nossos encontros. Os trabalhos de saturação realizados pelas forças de segurança reforçam a credibilidade da população”, ressaltou a presidente do Conselho.

O Conseg Jundiaí Leste representa as áreas do 2º, 3º e 4º Distritos Policiais (DPs), referente à 1ª Cia. do 49º Batalhão da Polícia Militar (BPMI), colocando em pauta as solicitações comuns aos moradores dos bairros Rio Acima; jardins da Fonte, Roma, Danúbio e Rio Branco; Santa Rosa/Corrupira, Horto Florestal/ Bosque dos Pinheirinhos; Caxambu; Portal do Paraíso II; vilas Marlene, Arens e Progresso; parques da Represa, Centenário; Colônia; Vivenda; Ponte São João. Vale registrar que de janeiro a junho de 2017 foram realizados 953 atendimentos criminais no total dos bairros. Já no segundo semestre houve um decréscimo: 812.

Assessoria de Imprensa GM
Foto: Assessoria de Imprensa GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/01/29/consegs-e-orgaos-de-seguranca-fortalecem-as-acoes-de-prevencao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original