Carnaval: Jundiaí lança Comissão de Segurança para atuação preventiva

Publicada em 04/02/2018 às 19:00

Ações tiveram início neste domingo (04) e prosseguem no próximo final de semana, até o término dos festejos carnavalescos

Numa iniciativa diferenciada que reforça as determinações do plano de governo do prefeito Luiz Fernando Machado para investir cada vez mais na atuação preventiva e eficiente, teve início neste domingo (4), no Paço Municipal, os trabalhos da Comissão de Segurança – gabinete de gestão de crise , criada para fortalecer a integração entre as forças policiais e demais setores da Administração durante os festejos de Carnaval. O objetivo é assegurar tranquilidade da população para a convivência pacífica nesse período, seja para quem vai acompanhar a programação carnavalesca nas ruas ou para quem vai aproveitar os próximos dias para descansar.

Uma completa estrutura de alta tecnologia foi montada no espaço com a participação de profissionais coordenados pelo diretor-presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Amauri Marquezi de Luca, e os agentes de segurança que atuam junto à Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – Olho Vivo, da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ); o Sistema OCR – para a leitura dos caracteres das placas dos veículos que adentram pelas principais vias de acesso ao município; e o banco de dados compartilhado pela Rede Infoseg.

As Polícias Civil e Militar – respectivamente representadas pelo delegado Paulo Sérgio Martins (Seccional de Jundiaí) e o Capitão PM Rocha Sousa (11º Batalhão da Polícia Militar do Interior – BPMI) –; e comissários do Juizado de Menores acompanharam a movimentação. Presente também o titular da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni.

LEIA TAMBÉM
Simpatia e muito samba no pé marcam a escolha da Corte do Carnaval 2018

Em tempo real foi possível transmitir e conferir pelos profissionais, as imagens do desfile do Bloco Afro Kekerê, ao longo da Avenida União dos Ferroviários; no Parque da Cidade, a movimentação do Bloco Mamãe Eu Quero; e no Vetor Oeste, entre os bairros Almerinda Chaves e Novo Horizonte, os foliões do Bloco Basta Vir e se Divertir.

Representando a Guarda Municipal de Jundiaí, o subinspetor Erich Streng Godoi destacou o trabalho que teve início neste domingo e prossegue no próximo final de semana, até o término dos festejos carnavalescos. “Disponibilizamos um efetivo de 45 guardas municipais estrategicamente posicionados para acompanhar o desfile do bloco Afro Kekerê ao longo da Avenida Ferroviários, seguindo as determinações do supervisor operacional, o subinspetor Cássio Nicola. A integração entre as forças de segurança hoje presentes para os trabalhos deste gabinete é de grande importância, visa proporcionar a sensação de bem-estar à população. Lembrando ao cidadão sobre a necessidade da atenção redobrada ao portar aparelho celular; carregar a quantia suficiente de dinheiro para uma emergência; e o documento de identidade, indispensável para as mais diversas situações. Acima de tudo, os cuidados ao ingerir bebida alcoólica. Estamos atentos para intervir na mediação dos conflitos que possam ocorrer.”

A Guarda Municipal de Jundiaí lembra que coloca à disposição os telefones 153 – Disque Emergência – a ligação é gratuita -, e 4492-9060, no Centro de Operações Táticas (COT) para que a população comunique qualquer sinal de atitude suspeita ou ato delituoso. Neste sentido, a viatura mais próxima ao local dos fatos estará se deslocando tomando as providências necessárias ao atendimento.

Assessoria de Imprensa PMJ
Foto: fotógrafos PMJ  

 

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/02/04/comissao-de-seguranca-inicia-os-trabalhos-para-o-carnaval-2018/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original