Confeitaria: técnicas são diferenciais na busca por geração de renda
Publicada em 05/02/2018 às 19:13Quando você chega à padaria ou à doceria, sequer imagina que aquele bolo bem decorado rendeu horas de produção. É que confeitar vai além de preparar e enfeitar pratos doces. Trata-se de uma arte na qual o profissional, quando devidamente qualificado, coloca em prática dons culinários, como se fosse um verdadeiro escultor da gastronomia.
Foi apostando neste diferencial que Arnaldo Gomes da Silva, de 26 anos, matriculou-se no curso de Confeiteiro, ministrado pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss). Morador do Jardim Califórnia, o rapaz acredita que as técnicas poderão agregar no futuro empreendimento. “Estou entrando para este ramo, com a abertura de uma lanchonete. Não tenho dúvidas de que incorporar doces confeitados ao negócio será mais uma maneira de lucrar e agradar os clientes”, disse ele, que participa da capacitação acompanhado da noiva, Tabata Caroline Moreira da Silva.
LEIA TAMBÉM
Cursos de Violão e Pintura Artística terão inscrições nesta sexta (09)
Já a Roberta Juliana Formaio, moradora do bairro Vila Ruy Barbosa, buscou na qualificação profissional gratuita a oportunidade de aprimorar o próprio trabalho: “Eu faço bolos por encomendas, mas sentia a necessidade de refinar as técnicas e melhorar o produto final. Por isso, quando vi pelas redes sociais a abertura de uma nova turma, não perdi tempo e garanti a minha vaga”.
O curso de Confeiteiro, oferecido gratuitamente pelo Fundo Social de Solidariedade, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade, Centro Paula Souza e o programa Via Rápida com a coordenação da ETEC Benedito Storani. De acordo com a professora Kelly Cristina Hidalgo, que é técnica em cozinha, a capacitação é uma importante ferramenta na busca por uma vaga no mercado de trabalho e para geração de renda. “Infelizmente, ainda, é escasso o número de profissionais verdadeiramente qualificados e que possuem conhecimentos suficientes para a execução destas tarefas com segurança e técnica. Estes alunos, ao concluírem o módulo, certamente, terão perspectivas de um futuro mais sólido”, explicou.
Segundo ela, o sucesso na profissão tem como ingredientes principais a compreensão e o domínio de procedimentos simples, como o conhecimento da matéria-prima, o armazenamento correto e a estocagem até as noções básicas da confeitaria e a venda dos produtos. “Outro ponto fundamental está relacionado com a organização e, principalmente, com a higienização de mãos, utensílios e máquinas. A Vigilância Sanitária do nosso município é bastante rigorosa e todo cuidado é pouco para garantir a saúde e o bem-estar dos clientes”, pontuou.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
20/01/2025
Entrada solidária da Festa da Uva será destinada ao Fundo Social de Solidariedade
-
19/01/2025
Com trabalho a todo vapor, Parque recebe os detalhes finais para a Festa da Uva e Expo Vinhos
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
16/01/2025
Fundo Social divulga a lista de contemplados para os cursos de janeiro
Baixe as fotos desta notícia na resolução original