Blocos passam pelo Centro sem nenhuma ocorrência grave
Publicada em 13/02/2018 às 17:57Entre sexta-feira (9) e segunda-feira (12), mais de 60 mil pessoas participaram do Carnaval dos blocos que desfilaram pela região central de Jundiaí. Apesar do número acima do esperado de foliões, nenhuma ocorrência grave foi registrada.
Toda a movimentação nas ruas foi acompanhada em tempo real no Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ), uma iniciativa inédita montada na Sala de Situação do Paço Municipal com a participação de todas as entidades que atuam na festa, como polícias Civil e Militar, Guarda Municipal (GMJ), Juizado de Menores, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), além das Unidades de Gestão de Cultura (UGC), Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Mobilidade e Transporte (UGMT) e Governo e Finanças (UGGF).
LEIA TAMBÉM
Leões da Hortolândia é bicampeã do carnaval jundiaiense
O coordenador do GGIM, Luis Muñoz, fez um balanço positivo da operação, desenvolvida a pedido do prefeito Luiz Fernando Machado. “Com o uso da tecnologia – câmeras de videomonitoramento e drones – fomos capazes de auxiliar as equipes nas ruas e aumentar a eficiência das ações. Conseguimos coibir a venda de drogas, atuação ilegal de ambulantes e também controlar comportamentos inadequados de alguns por conta do consumo excessivo de álcool”, destacou.
O comandante da GMJ, inspetor Moreno, pontuou que a passagem dos blocos foi mais tranquila do que no ano passado. “Ainda não temos estatísticas fechadas, mas nossa experiência nos permite dizer que este ano foi mais tranquilo. A coordenação pelo CICCJ foi um diferencial muito importante que nos permitiu agir preventivamente. Dado o grande volume de pessoas e a ausência de casos graves, podemos afirmar que o trabalho foi um sucesso”, reforçou.
O Centro também colaborou com a agilidade na liberação das ruas. Assim que os blocos passavam, as equipes de limpeza e trânsito eram informadas e davam início ao trabalho. As vias foram liberadas alguns minutos depois da passagem dos blocos.
O trabalho do CICCJ continua nesta terça-feira (13) durante o desfile dos blocos Leões da Hortolândia (avenida União dos Ferroviários) e Bloco do Rato (Jardim Novo Horizonte). São seis câmeras de videomonitoramento e um drone monitorando a passagem dos foliões. No sábado (17), o bloco Órfãos do Fígado encerra o Carnaval de rua de Jundiaí e o CICCJ voltará a atuar.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/11/2025
Após sete anos de espera, varejão do Jardim Rosaura muda de local e agrada consumidores e permissionários -
19/11/2025
Coral Municipal irá representar Jundiaí em Encontro Brasileiro, em Ribeirão Preto -
19/11/2025
Festival Baobá leva programação cultural do Mês da Consciência Negra ao Espaço Expressa -
18/11/2025
‘Câmara Girassol’ dá voz a crianças com deficiência na construção de políticas públicas em Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

