Segunda dose de vacina contra varicela está disponível nas UBSs

Publicada em 23/02/2018 às 18:14

A partir de da próxima segunda feira (26) as Unidades Básicas de Jundiaí (UBSs) passam a oferecer a segunda dose da vacina contra varicela (catapora) para crianças de 4 até 6 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias) atendendo à recomendação do Ministério da Saúde. A vacinação nesta faixa etária busca aumentar a proteção do grupo alvo, prevenindo a ocorrência de surtos da doença, especialmente em creches e escolas. A primeira dose da vacina contra varicela é aplicada aos 15 meses de idade.

“Essa é uma doença comum na infância, e de modo geral evolui sem maiores complicações. Porém se ocorre em idosos, crianças muito pequenas, gestantes e imunodeprimidos podem apresentar complicações”, alerta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) Maria do Carmo Possidente. A estimativa de público para ser imunizado é de 10 mil crianças.

LEIA TAMBÉM
Mortalidade após cirurgias cardíacas do HSV é menor que a média do país

A vacina foi introduzida no calendário vacinal em 2013, aos 15 meses de vida, sendo, depois estendida até os 4 anos. Com essa medida, houve uma redução do número de casos. De acordo com dados da VE, no ano de 2017, Jundiaí notificou 146 casos.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/02/23/segunda-dose-de-vacina-contra-varicela-esta-disponivel-nas-ubss/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original