Segurança renova cooperação técnica com a Rede Infoseg

Publicada em 26/02/2018 às 18:11

Por meio da Rede Infoseg os agentes de segurança municipal contam com um banco de dados permanentemente atualizado

Combater a violência e a criminalidade de maneira crescente, promovendo ações pontuais e diferenciadas em seu rol de propostas com a atualização tecnológica necessária acontecendo em tempo real, reflete o compromisso do governo Luiz Fernando Machado, por meio da Unidade de Gestão e Segurança Municipal (UGSM), para garantir o bem-estar de toda população, reafirmar a sensação de segurança. Neste sentido, trabalhar conjuntamente com o banco de dados fornecidos pela Rede Sinesp Infoseg é de suma importância, uma vez que possibilita o aprimoramento dos trabalhos preventivos realizados pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ).

Para que isso aconteça de maneira cada vez mais efetiva, foi renovado por mais cinco anos o Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Jundiaí e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp), que dá sequência ao acesso junto à Rede Sinesp Infoseg (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas, uma plataforma de informações integradas, privativas e sigilosas, que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança pública, implementado em parceria com os entes federados) e o compartilhamento de dados, em vigor desde dezembro de 2012, finalizando em dezembro de 2017.

LEIA TAMBÉM
Atuação do GGIM junto aos Consegs fortalece a cooperação comunitária

“A segurança pública necessita cada vez mais de acesso à informação e tecnologia; contar com as ferramentas disponibilizadas pela Rede Infoseg para a atuação da Guarda Municipal de Jundiaí atende as necessidades imediatas, contando-se para isso com um banco de dados unificado que traz informações sobre os mais variados dados criminais e cadastrais das pessoas, respeitando-se as peculiaridades regionais.

Dessa forma, a Rede Infoseg colabora significativamente com os órgãos de segurança pública ao preencher uma lacuna no que se refere à falta de informações sobre os suspeitos de crimes nas diferentes regiões do país, e que ao longo do tempo este sistema vem se aperfeiçoando com a ampliação do acesso aos bancos de dados”, destacou o titular da UGSM, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó).

A implantação da Rede em Jundiaí
O sistema integra uma rede nacional com informações dos órgãos de segurança pública, justiça e fiscalização, sendo uma grande fonte de consulta, principalmente para a área criminal. Vale ressaltar que o Acordo de Cooperação Técnica não exige recursos financeiros por parte da Administração.

As tratativas iniciais para a inclusão da Guarda Municipal de Jundiaí na Rede se deram em março de 2010, no intuito de prover o município com as informações disponibilizadas, tendo em vista que Jundiaí já havia aderido anteriormente ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, por meio do Convênio de Cooperação Federativa nº 19 de 14 de julho de 2009, criando também a partir do Decreto Municipal nº 21.812, de 27 de agosto de 2009, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, o GGIM. Anteriormente a Guarda Municipal havia sido contemplada com recursos da Senasp por meio de vários convênios, e na época celebrado o Decreto nº 730.192/2009, junto ao Pronasci, para a implementação do programa Guarda Comunitário.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: GM Guerino 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/02/26/seguranca-renova-cooperacao-tecnica-com-a-rede-infoseg/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original