Jundiaí recebe a visita de holandeses parceiros do “Criança Feliz”
Publicada em 27/02/2018 às 17:51Jundiaí recebeu na nesta terça-feira (27) a visita de uma comitiva da Fundação holandesa Bernard Van Leer interessada em seguir a aplicação do “Criança Feliz”, programa federal atrelado ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que visa acompanhar através de visitas domiciliares o desenvolvimento infantil integral de crianças em situação de vulnerabilidade social nos primeiros anos de vida.
O conselheiro da Fundação, Steven Kaempfer, explica a escolha pela visita ao Município. “Nossa Fundação é especializada em desenvolvimento infantil e trabalhamos com o governo federal neste programa, que é um dos mais visionários do mundo. Por isso, Jundiaí foi a escolhida para a visita, por ser um indicativo do programa no Brasil. Queremos esta troca de experiências, saber como vai a prática e quais os obstáculos, pensando já em seu futuro e na melhor forma de trabalhar conjuntamente.”
LEIA TAMBÉM
Cartão de isenção para transporte passa a ser feito na UGADS
O prefeito Luiz Fernando Machado explanou aspectos do Município aos visitantes. “Graças aos seus moradores, Jundiaí é uma cidade pujante e oferece boa qualidade de vida. Resta, entretanto, potencializar alguns aspectos da questão social e, para isso, nos alegra o interesse da fundação. O que fazemos nesta etapa da infância tem reflexos na vida toda do indivíduo”, afirma. Na oportunidade, Luiz Fernando falou das ações que envolvem o programa ‘Escola Inovadora’, que tem como eixos a qualidade do ensino, a melhoria da ambiência das escolas e a valorização dos profissionais da Educação.
Para a gestora da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, no programa reside a semente de uma transformação. “Através do Criança Feliz descortinamos uma série de problemas e enxergamos os invisíveis, e devemos o sucesso disso aos visitadores. Por causa da intersetorialidade, deixamos de lado as unilateralidades e colocamos em prática a construção de uma verdadeira política pública que preza pelo qualitativo”. No município, Nádia é a coordenadora do Criança Feliz (e a primeira-dama, Vanessa Machado, sua madrinha) e, pela afinidade entre os programas, é também articuladora do estadual SP pela Primeiríssima Infância.
Ao final do encontro, os representantes da Fundação acompanharam os visitadores do programa a alguns dos domicílios atendidos semanalmente no Município. No Jardim São Camilo, a visita foi à casa de Kelly Melo, que aguardava acompanhada do filho Lucas, de sete meses. “O acompanhamento da equipe faz toda diferença no desenvolvimento do Lucas. Falamos sobre a importância do vínculo do meu filho comigo. E ele aguarda ansiosamente a vinda delas e, por isso, indico o programa Criança Feliz para minhas conhecidas”, explica.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
20/12/2024
Em Jundiaí, Programa Criança Feliz chega a 4.559 visitas em 2024
-
17/12/2024
Programa Família Acolhedora completa 15 anos com 117 crianças acolhidas
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original