Projeto “Prefeito por um dia” é apresentado no Complexo Argos

Publicada em 02/03/2018 às 17:42

Projeto é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e Cidade em Jogo

Representantes da Unidade de Gestão de Educação (UGE) e de escolas privadas participaram, nesta sexta-feira (02), da apresentação do projeto “Prefeito por um dia”, desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Jundiaí e pela equipe do Cidade em Jogo. A atividade ocorreu no Centro de Capacitação, no Complexo Argos.

A iniciativa visa envolver jovens estudantes em atividades que sejam voltadas para pensar a melhoria da cidade em que moram. O ponto de partida para o projeto é um jogo online e gratuito, desenvolvido pela Fundação Brava, com o Woodrow Wilson Center, onde o aluno se coloca no lugar do prefeito e consegue escolher quais políticas públicas gostaria de implementar em sua gestão. Após uma banca avaliar as ideias, a melhor será apresentada ao prefeito Luiz Fernando Machado e os ganhadores terão a oportunidade de acompanhar o chefe do Executivo em um dia de trabalho.

LEIA TAMBÉM
Técnicos alemães conhecem projeto da Emeb Deodato Janski

Em Jundiaí, as escolas estaduais Professora Deolinda Copelli de Souza, Dom Joaquim Carreira e Professora Maria de Almeida Schledorn iniciaram, nesta semana, a participação no projeto com os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. Do Sistema Municipal de Educação deve participar, neste momento, a EMEB José Romeiro do Prado.

“O objetivo é expandir para escolas privadas e fazer uma adaptação para os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal. Ao ofertar essa ferramenta, queremos levar o jovem a refletir sobre os problemas do município e entender como funciona a gestão. Com isso, ele também compreenderá o seu papel como cidadão. Hoje, o Cidade em Jogo já foi acessado por mais de nove mil pessoas”, comenta a gerente de projeto da Bravo, Ana Dal Fabbro.

Experiência
A diretora do Ensino Fundamental da Unidade de Gestão de Educação, Ana Paula Freguglia, avalia como positiva a iniciativa e ressalta que será um projeto piloto, com perspectiva de expansão. “É um jogo que favorece o desenvolvimento de questões éticas, da responsabilidade com a gestão pública e que permite ao aluno compreender as consequências das decisões e que, como cidadãos, todos nós somos responsáveis pela gestão dos espaços públicos. É uma iniciativa bastante interessante”, frisou.

A previsão é que, em maio, a equipe ganhadora seja conhecida.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/02/projeto-prefeito-por-um-dia-e-apresentado-no-complexo-argos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original