Posto avançado contra raiva estará no Loteamento Companheiros

Publicada em 06/03/2018 às 19:40

Primeiro dia de vacinação registrou 113 imunizações

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) encerra nesta quarta-feira (07) os postos avançados montados para o atendimento da população de cães e gatos não imunizados contra raiva há mais de um ano, na região do Rio Acima. Os técnicos estarão no Loteamento Companheiros, das 9h às 11h (próximo à igreja evangélica, no loteamento Chácara dos Companheiros (rua Vereador Rogério Alfredo Giuntini)). A vacinação dos animais de estimação é a medida de controle para evitar a transmissão da raiva para a população.

O Rio Acima registra quatro casos de raiva em bovinos. Ainda estão em análise dois casos e outras duas mortes suspeitas tiveram amostras inadequadas para estudo. Desde a suspeita do caso de raiva em bovinos, as equipes da UVZ percorrem o bairro em busca de outros animais suspeitos, abrigos de morcegos hematófagos – transmissores da doença – além de pesquisar e orientar a população com relação à vacinação antirrábica nos pets.

LEIA TAMBÉM
Prefeito vistoria UBS Eloy Chaves
Serviço de Residência Terapêutica começa a operar com duas moradoras

“É necessário que a população leve seus animais que não foram vacinados na campanha passada. Eles estão vulneráveis e podem ser contaminados por morcegos ou outros animais silvestres que possam estar doentes. A proteção dos pets é a proteção das pessoas, já que eles estão próximos, e podem facilmente transmitir a doença para os humanos”, argumenta o veterinário da UVZ, Luiz Gustavo Grijota. É importante ressaltar que a dose de vacina antirrábica é ofertada

Vacinação será encerrada na região, na quarta-feira, com realização de posto avançado no Loteamento Companheiros

Procura
No primeiro dia de oferta da dose no bairro a procura foi intensa com a imunização de 113 animais. Carmindo Eishenberguer levou sua cadelinha de 3 anos, Tequila, para a imunização. “Como a vacina está disponível, é importante fazer a imunização. Temos casos registrados de raiva no bairro”, comenta o morador.

Mariel Ortega Santos chegou antes da montagem do posto, para garantir a imunização do pequeno Bidu, de apenas seis meses. “No ano passado, quando teve a campanha, ele era muito pequeno, por isso não foi vacinado. Agora que está com a idade correta e existe o risco, é preciso prevenir. A raiva é fatal”, lembra.

Assessoria de Imprensa
FotoS: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/06/posto-avancado-contra-raiva-estara-no-loteamento-companheiros/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original