Curso do Fundo Social leva cores e texturas à escola municipal

Publicada em 15/03/2018 às 18:44

Leonardo, José e Jackson: empreendedorismo familiar

Desempregada há três meses, Ada Maria Joaquim não se abateu com a dificuldade. Ao contrário: encontrou no curso de Pintura e Texturização de Parede uma grande oportunidade de trabalho. Moradora do bairro Fazenda Grande, a dona de casa deseja empreender no segmento da construção civil. “Não há tarefa que a gente não possa executar. Basta ter força de vontade e boas ideias. Meu desejo, agora, é fazer outras capacitações na área para abrir uma empresa especializada em pequenos reparos e manutenções”, disse.

O empreendedorismo também já colore de esperança a vida de José Garcia, de 45 anos, e Leonardo Garcia, de 19 anos de idade. O pai perdeu o emprego de porteiro e o filho foi demitido do supermercado onde trabalhava como empacotador. “Em poucos dias de aula, já recebemos pedido de orçamento para pintar uma casa no bairro onde moramos, que é o Jardim São Camilo”, contou o jovem, ao lado do amigo de infância e colega de turma, Jackson Samuel Vorta.

LEIA TAMBÉM
Elétrica residencial é o novo curso do Funss

“Estou muito feliz com esta oportunidade de aprender uma nova profissão. O Fundo Social de Solidariedade está nos ajudando muito a traçar uma nova rota familiar. O melhor é que nós também estamos ajudando a nossa cidade”, disse José ao se referir sobre o local onde a prática é realizada. É que a sala de aula dos alunos do Funss, na verdade, é uma escola municipal. Ao longo dos dias, a EMEB Ramiro Araújo Filho ganhou novos tons e até arte em textura em salas, corredores e área externa. “Foi uma excelente ideia da Prefeitura de Jundiaí. A unidade está ficando mais bonita sem gerar ônus aos cofres públicos. Um lugar colorido e bem conservado traz mais disposição aos alunos, funcionários e colaboradores. Até mesmo os pais estão encantados com o trabalho executado”, explicou a diretora, Geralda Aparecida Dias.

O curso de Pintura e Texturização de Parede é uma ação da Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), em parceria com o Centro Paula Souza com a coordenação da ETEC Benedito Storani. “Esta iniciativa foi muito interessante porque gera conhecimento e transformação. Além de qualificar a população de forma gratuita e contribuir com a geração de renda e emprego, este módulo tem duas características especiais, que são as melhorias no equipamento público e a possibilidade de aumentar o vínculo da comunidade com a escola, transformando o seu olhar para um maior cuidado e respeito”, afirmou a presidente do Funss, Vanessa Machado.

Ada Maria: curso abriu horizontes

Ao todo, 16 pessoas participam do módulo que prepara o profissional para o mercado de trabalho. Nas aulas são ensinados cálculos e medições, além de aplicação de látex e tinta acrílica, reparo de trincas em massa corrida e reboco, texturização e normas técnicas de segurança do trabalho. “Os alunos aprendem a elaborar orçamentos e projetos, além de conhecer os materiais e a forma adequada de utilizá-los. O interessante é que ninguém tinha noção básica de pintura e, agora, todos eles ampliaram seus conhecimentos com a liberdade de trilhar caminhos próprios”, contou o professor Joade Costa.

De acordo com a presidente do Funss, ações semelhantes deverão ser desenvolvidas ao longo do ano. “O resultado desta realização foi muito positivo. Nosso objetivo é oferecer outras turmas e novas modalidades de cursos com esta proposta de agregar conhecimento e contribuir com a manutenção do município”, concluiu Vanessa.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/15/curso-do-fundo-social-leva-cores-e-texturas-a-escola-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original