Bairros recebem novas redes de água e esgoto

Publicada em 17/03/2018 às 17:59

Prefeito ressaltou que melhorias em benefício da saúde são prioridades da atual gestão

Levar água tratada, coleta e afastamento de esgoto aos bairros mais afastados de Jundiaí e garantir saúde à população é um dos compromissos da atual gestão e que, neste sábado (17), foram confirmados com a entrega da rede de água no bairro da Toca e de esgoto no Jardim Tulipas.

LEIA TAMBÉM
DAE leva experiência de Jundiaí ao Fórum Mundial da Água

Antes das apresentações dos alunos, como resultado do projeto “Verde que te quero verde, um sonho sustentável”, da EMEB Duilio Maziero, que visa incentivar o cuidado com a natureza, o prefeito Luiz Fernando Machado oficializou a entrega da obra de implantação da rede de água na avenida Maria Negrini Negro, que beneficia a EMEB e aproximadamente 60 propriedades da avenida. Foram instalados 1.900 metros de extensão de rede de ano, com investimento de R$ 400 mil.

Dia letivo: entrega da obra da rede de água e atividades alusivas ao meio ambiente

“Trazer para os alunos da EMEB Duilio Maziero água tratada é de muita importância, pois beneficia diretamente o desenvolvimento das crianças, assim como para os moradores da avenida Maria Negrini Negro. Essa era a única escola da rede municipal que não era abastecida com água da DAE. A saúde tem toda a ligação com saneamento básico e com água, por isso é prioridade do governo”, afirmou o prefeito.

A diretora da escola, Rosemeire Aparecida Vieira, lembrou sobre as dificuldades enfrentadas antes da ligação da escola na rede de água. “Usávamos água de poço, que não era própria para o consumo dos alunos, então precisávamos recorrer ao uso de galões. A rede de água veio para aprimorar o atendimento aos estudantes e oferecer mais saúde e qualidade de vida”.

Moradora da Toca há 30 anos, Bernadete de Fatima Faria Lima, ressaltou os benefícios da melhoria. “Uso água de poço desde que moro no bairro. Estou muito feliz com a nova rede, pois sabemos que a água tratada é garantia de saúde para nós”, afirmou.

Rede de esgoto

Ainda no sábado, na avenida Daniel Pellizari no Jardim Tulipas, foi realizada a entrega da obra da rede de esgoto, anunciada em março de 2017. A moradora Erika Morelli lembra que a obra era uma antiga solicitação dos moradores. “Há um tempo esperávamos pela rede de esgoto. Somos todos moradores antigos e o utilizamos fossa, agora conseguimos conquistar mais esse importante passo”.

Executada no trecho entre o Jardim Santa Maria e a rodovia dos Bandeirantes, próximo ao Jardim Tulipas, a nova rede tem 380 metros de tubulação e garante a coleta e afastamento do esgoto dos imóveis localizados neste trecho.

Como forma de aprimorar a infraestrutura da região, a DAE ainda realizou a implantação de 110 metros de galerias de águas pluviais, com 800 mm de diâmetro, em uma servidão de passagem da avenida Daniel Pellizari. A intervenção, que não estava prevista no início do projeto, permite o melhor escoamento das águas de chuva da rua.

O diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares, comentou que entre as prioridades da empresa estão os investimentos para a implantação de redes de água e esgoto dos bairros mais afastados. “Hoje entregamos duas importantes obras, a rede de água no bairro da Toca e EMEB Duilio Maziero e o esgoto para os moradores da Daniel Pellizari. Com essas pequenas, mas importantes obras, vamos concluir os 2% da cidade que ainda não contam com a rede coletora de esgoto”.

Para solicitar a ligação de água ou de esgoto, os moradores devem se dirigir a um dos Postos de Atendimento da DAE (Vila Hortolândia, Poupatempo, Centro, Ponte São João e Eloy Chaves) com a matrícula atualizada do imóvel e documentos pessoais. Em caso de dúvida, acesse www.daejundiai.com.br ou entre em contato com o Fale Conosco da DAE, pelo telefone 0800 133 155. A ligação é gratuita.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/17/bairros-recebem-novas-redes-de-agua-e-esgoto/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original