Cursos do Funss chamam a atenção de empresários

Publicada em 19/03/2018 às 18:55

Rosimar foi selecionada após seletiva com outras alunas do curso

Engana-se quem pensa que os cursos de qualificação profissional do Fundo Social de Solidariedade (Funss) são procurados apenas por quem deseja uma nova colocação no mercado de trabalho. A qualidade das certificações tem chamado a atenção de empresários da cidade, que buscam a unidade para recrutar novos colaboradores.

Marcelo Santos, proprietário de um salão de beleza e estética, no Jardim Samambaia, é um deles. O rapaz empreende na cidade há 17 anos e, recentemente, contratou duas funcionárias a partir das capacitações gratuitas, uma para trabalhar como manicure e pedicure e outra como assistente de cabeleireiro. “Eu costumava anunciar vagas de trabalho em um jornal de grande circulação na região e notei que a maioria dos interessados que chegava para as entrevistas havia passado por cursos no Fundo Social. Isso despertou a minha curiosidade, fui conhecer a unidade e me surpreendi. Abri um processo de seleção e convidei duas turmas. Após os testes, encontrei as profissionais que buscava”, disse.

Rosimar Aquino Ângelo, moradora da Vila Rio Branco, foi uma das selecionadas. A moça perdeu o emprego na área de vendas e buscou no curso de Assistente de Cabeleireiro uma oportunidade de transformar a vida profissional. “Por três meses, meu marido assumiu todas as despesas da casa e isso me incomodava um pouco. Quando soube do curso, logo me inscrevi para aprender uma nova profissão. Jamais poderia imaginar um resultado tão rápido”, contou.

LEIA TAMBÉM
Elétrica residencial é o novo curso do Funss

Há poucas semanas no novo emprego, Rosimar atua apenas na lavagem dos cabelos das clientes: “É tudo muito novo para mim. Às vezes, confesso, dá um receio, mas respiro fundo e enfrento porque sei que aprendi todas as técnicas e, com zelo, tudo sairá corretamente”. Contudo, segundo Marcelo, a ideia é que, em breve, ela também possa executar outras tarefas, como secagem dos fios e preparações para procedimentos. “Gosto de ensinar e lapidar os funcionários que aqui chegam. Mas, Mara – como é chamada pelos novos colegas – tem boa comunicação, desenvoltura e vontade em aprender. Não tenho dúvidas de que será uma grande profissional”, disse. “Estou muito feliz com esta oportunidade. Agora, sou funcionária registrada e com todos os direitos garantidos”, concluiu Rosimar.

Transformação

Para Marcelo, os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí são ferramentas fundamentais para alavancar o protagonismo social. “Em tempos de instabilidade econômica, há muitas pessoas que precisam corrigir a rota e traçar um novo caminho. Estas capacitações abrem portas, ampliam as chances de quem busca uma vaga e renovam as esperanças”, explicou. “Eu, particularmente, opto sempre por contratar quem, de fato, necessita de uma oportunidade. Avalio tecnicamente o profissional, mas, considero, principalmente, a força de vontade de transformar a própria história. Métodos de trabalho são adquiridos e refinados com o dia a dia. Disposição e comprometimento fazem parte do ser humano”, concluiu.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/19/cursos-do-funss-chamam-a-atencao-de-empresarios/