Atendimento de Tuberculose de Jundiaí é premiado

Publicada em 22/03/2018 às 18:19

Programa de tratamento para tuberculose de Jundiaí é premiado por cobertura de exames de HIV

O trabalho realizado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para o atendimento de pessoas com tuberculose, recebeu mais um prêmio conferido pela Coordenadoria de Controle de Doenças/ Centro de Vigilância Epidemiológica – Professor Alexandre Vranjac. Desta vez, a cobertura acima de 90% em exames de HIV/Tuberculose foi o destaque do trabalho, que já teve outros aspectos premiados nos últimos 10 anos.

Os pacientes com HIV positivos estão mais sujeitos a adquirir a doença tuberculose devido à baixa imunossupressão. “Por isso é importante fazer os testes para as duas doenças. Jundiaí, tem índice de cobertura de testes rápidos de 98%, por conta da oferta dos exames em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A cidade oferta o teste rápido e a sorologia para todos os pacientes”, comenta Sandra Ervolino, médica e coordenadora do Programa de Tuberculose.

LEIA TAMBÉM
UBSs recebem computadores para implantação de prontuário

Jundiaí registra 121 novos casos de tuberculose em 2017, sendo que desses, 13 são positivos para HIV. Para ambas as doenças, os tratamentos são ofertados gratuitamente, além de acompanhados pelas equipes de saúde. “O tratamento para a tuberculose só é disponível na rede pública e é supervisionado. Nos casos de tuberculose pulmonar, é feita busca ativa e exames com os comunicantes para a profilaxia”, detalha.

A tuberculose é uma doença de sintomas simples como febre ao final da tarde, perda de peso, tosse por mais de duas semanas e sudorese noturna. Na presença dos sintomas, as pessoas podem procurar a UBS, onde estão disponíveis tanto o exame de escarro para tuberculose como o teste rápido para HIV. O resultado é obtido em poucas horas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/22/atendimento-de-tuberculose-de-jundiai-e-premiado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original