Curso descentralizado de doceiro começa na Vila Hortolândia

Publicada em 23/03/2018 às 18:53

Curso descentralizado de doceiro é realizado por meio de convênio com o Senac Jundiaí

No primeiro dia de aula do curso de Doceiro, no Centro Comunitário da Vila Hortolândia (CCVH), Maria da Conceição Feitosa Ramos, de 55 anos, era só alegria. “Faz tempo que o nosso bairro merece uma iniciativa como esta. Desejo que muitas outras sejam realizadas e que nossa comunidade fique ainda mais forte”, disse a dona de casa, que mora naquela região desde a infância.

Tatiane Cristina Colodo, de 35 anos, está desempregada há dois anos e, devido a um problema de saúde, encontra dificuldades para conquistar uma nova vaga no mercado de trabalho. Nascida no bairro, a jovem fala dos benefícios em se capacitar perto de casa: “Moro há algumas ruas daqui, reduzindo qualquer possível gasto com locomoção. Mesmo que a finalidade seja o estudo, não é fácil utilizar um dinheiro que, muitas vezes, você não tem”.

Quem também compartilha desta felicidade é a Franciele Soares, de 35 anos. Casada e mãe de dois filhos, a moça encontrou no curso a chance de transformar a vida da família. “Estou desempregada desde janeiro e quem assumiu as despesas foi o meu marido. Até tentei fazer o módulo em uma escola particular, mas o valor era muito elevado. Quando vi na internet que haveria a chance de me qualificar no bairro onde eu moro, perto de casa e de graça, não tive dúvidas. Tive muita sorte porque consegui a última vaga e, hoje, estou muito feliz”.

LEIA TAMBÉM
Cursos de Beleza e Estética terão inscrições na próxima semana

O curso de Doceiro, promovido no CCVH, é uma realização da Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), a partir de um convênio firmado com o Senac Jundiaí. A iniciativa atende a uma demanda da população e um compromisso do governo em descentralizar as capacitações aos bairros, promovendo o acesso à qualificação profissional gratuita e de qualidade. “Há muita gente em busca de trabalho, há pessoas que desejam mudar de área, outras que almejam empreender. Mas, para conquistar um bom emprego, para ter um negócio próprio bem estabelecido e de sucesso, é preciso estar preparado, qualificado e capacitado. O conhecimento é a ferramenta fundamental para isso e as pessoas já entenderam esta dinâmica. Assim, nada melhor que levar o conhecimento até onde elas estão”, explicou Vanessa Machado, presidente do Funss.

Tatiane: conhecimento e economia

De acordo com a professora Fabiana Ribeiro, serão 160 horas de curso, sendo 72 horas de aulas práticas e 96 horas de teoria, que incluem organização estrutural de cozinha, higiene pessoal, manipulação de alimentos, projeto integrador, formação de custo e até embalagem: “Ao final do curso, eles estarão totalmente capacitados e prontos para o mercado de trabalho”.

Na capacitação, além de alunos novos, há veteranos do Fundo Social de Solidariedade. Marlene Melo Bastos, de 56 anos, já fez cursos de Padaria Artesanal e Confeitaria, mas escolheu Doceiro para superar uma grande dificuldade. “Não acho que meus doces ficam saborosos e, para mim, eles precisam estar perfeitos porque trabalho com eventos. Tenho certeza que, agora, conseguirei aprender o ponto certo das massas e as combinações mais gostosas”. Quem também já passou pela unidade é o aluno Luiz Gonzaga da Costa, de 65 anos. Eletricista de manutenção desempregado, ele acredita que o curso será útil para a complementação de renda. “Já fiz diversos módulos na área de gastronomia e cozinha. Reforçar o orçamento da família será muito importante para conquistarmos alguns objetivos pessoais”, disse.

PARCERIA

A descentralização de cursos levará capacitações para outros bairros a partir da próxima semana. Na terça-feira (27), começará o módulo de ‘Auxiliar de Cozinha’, para os moradores da região da Colônia, com encontros no Centro Scalabriniano de Promoção do Migrante (CESPROM). No mesmo dia, a Vila Marlene receberá ‘Cuidador de Idosos”, no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (Cecco). Já o curso de ‘Agente de Limpeza e Conservação’ começará no dia 02 de abril, no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Ary Fossen para os moradores do Parque Cecap e ‘Organizador de Eventos’ atenderá a região da Vila Ana a partir do dia 04 de abril, com aulas no Senac Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/23/curso-descentralizado-de-doceiro-comeca-na-vila-hortolandia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original