Educavi amplia propostas junto aos alunos da Fatec

Publicada em 26/03/2018 às 17:30

No intuito de levar a orientação a jovens e adultos, para difundir a importância de se propagar a cultura de paz, e formar agentes multiplicadores sobre temas atuais, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), por meio do Programa Educação para a Não Violência – Educavi, dá continuidade à série de encontros promovidos em parceria com a Faculdade de Tecnologia (Fatec Jundiaí) Deputado Ary Fossen.

Com o início do ano letivo em fevereiro, os GMs Tatiana Reis e Renato Clemente realizaram o primeiro encontro na instituição de ensino, supervisionado pelo diretor da Fatec, o professor Francesco Bordignon, complementando a atualização pedagógica do seu corpo docente. Na semana seguinte foi a vez dos calouros conhecerem as propostas do Educavi; dando sequência, o início da participação das classes de veteranos, com o acompanhamento do coordenador Carlos Eduardo Schuster; os trabalhos prosseguem em abril.

LEIA TAMBÉM
Educavi leva orientação e fortalece convivência com os alunos da APAE

Tendo como tema central dos encontros: o uso nocivo de drogas, os prejuízos ao cérebro, as doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros, a GM Tatiana, que já fez parte do Conselho Municipal Anti-Drogas, reforçou a contribuição do trabalho social realizado pela Guarda Municipal de Jundiaí para a formação dos jovens.

Abordou junto aos alunos, informações gerais sobre o uso nocivo das drogas, com o objetivo de contribuir na formação do pensamento crítico para os futuros tecnólogos – as habilidades para se analisar informações e experiências de maneira criteriosa, e a partir disso formar a própria opinião, evitando-se dessa forma a influência externa e negativa de comportamentos comuns hoje registrados no dia a dia; alertou sobre a gravidade no uso de entorpecentes, ocasionando a perda gradativa da referência nas atitudes.

“Nosso trabalho baseia-se em informações vindas de pesquisas variadas e atualizadas, dentre elas do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid). O que nos causa muita preocupação é que um em cada quatro adolescentes ficou embriagado nos últimos 30 dias: é preciso atenção, orientação, muito trabalho para encaminhá-los.”

Diretor da Faculdade, o professor Francesco ressaltou a importância da parceria com a Guarda Municipal em seu trabalho socioeducativo: “a continuidade dos encontros, o bate-papo com os alunos já têm sortido bons resultados com os calouros, e que agora está sendo ampliada a todos os demais alunos da Fatec. A informação e a conscientização sobre os riscos derivantes do uso de substâncias entorpecentes é o melhor caminho para reduzir e evitar o contato com as drogas e todas as consequências negativas (são muitas, além dos danos neurológicos) que esta atitude comporta.

Destacamos o alto nível de competência dos instrutores da GM e a disponibilidade para cumprir a programação do ciclo de palestras, oficinas e atividades previstas.

Esta parceria reafirma o compromisso recíproco entre a Fatec e Prefeitura de Jundiaí em trabalhar juntos para o desenvolvimento cada vez melhor da formação e do desenvolvimento da cidadania em nosso município.”

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Assessoria de Imprensa GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/26/educavi-amplia-propostas-junto-aos-alunos-da-fatec/