Prefeitura inicia nova fase da Política Municipal da Criança

Publicada em 28/03/2018 às 18:47

Proporcionar uma cidade com maior qualidade para as crianças é o objetivo da capacitação do Instituto Alana

Iniciada no ano passado, a Política Pública da Criança na Cidade – que tem como projetos prioritários o “Entre a Casa e a Escola” e o “Parque da Criança” – chega a uma nova etapa, com a parceria do Instituto Alana e as ações para sensibilização dos profissionais da Prefeitura de Jundiaí para o tema. A Organização Não Governamental fará, na próxima semana, um conjunto de atividades direcionadas aos servidores, com o objetivo de despertar a atenção para as necessidades da criança e criar condições para seu pleno desenvolvimento na cidade.

“A Política Municipal da Criança na Cidade, iniciada em 2017, tem como objetivos a promoção de uma cidade mais verde e amigável à criança, a criação de espaços públicos que favoreçam a presença da criança e seu contato com a natureza, e ainda a inclusão das crianças no processo de planejamento urbano a partir de sua escuta”, detalha a diretora de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sylvia Angelini.

LEIA TAMBÉM
Paço Municipal participa da 60+ Hora do Planeta

A parceria com o Instituto Alana – realizada como termo de cooperação, sem custo para o Município – teve um primeiro evento para os gestores, em fevereiro, e agora será destinada aos servidores municipais, nos dias 3 e 4, no auditório do Parque da Cidade e no Elis Regina, especificamente. A organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, se dedica a programas para garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana reúne programas cujo principal objetivo é mobilizar a sociedade para os temas da infância.

Pioneiro

“Entre a Casa e a Escola” faz parte da política municipal para a criança e visa a qualificação do caminho dos alunos da rede pública para suas escolas. O projeto piloto foi feito na Emeb Deodato Janski, no Jardim Tarumã, onde estudam cerca de 500 alunos de Ensino Fundamental 1 (6 a 12 anos). Para compor o diagnóstico, além das vistorias dos técnicos em conjunto com os moradores do bairro, foi iniciado um processo de escuta das crianças para saber o que elas acham do seu caminho para a escola e como gostariam que ele fosse.

O primeiro resultado do projeto foi a remodelação da praça em frente à escola, Valdemar Lopes, na divisa com o Jardim São Camilo, inaugurada em dezembro de 2017. A área recebeu remodelação paisagística, recuperação da iluminação e do passeio, arquibancada para assento e pintura de lousa na parede, para servir como extensão do ambiente educacional das escolas municipais Deodato Janski, Ruth Carturan e Reynaldo Basile, que ficam nas proximidades. Artistas do bairro também contribuíram com intervenções de grafite no local. Demais ações de melhorias das calçadas ainda estão em andamento neste bairro e, em seguida, novas escolas e seu entorno serão objeto do projeto.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/03/28/prefeitura-inicia-nova-fase-da-politica-municipal-da-crianca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original