Prefeitura retoma atuação do Conselho Antidrogas

Publicada em 03/04/2018 às 12:34

Conselho deve auxiliar no desenvolvimento de de políticas públicas na área do álcool e outras drogas

Desde agosto de 2016 sem atuação, o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) foi reativado pela Prefeitura de Jundiaí, vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). Regulado por lei, o Comad tem por princípios e objetivos auxiliar no desenvolvimento de programa municipal pela redução da demanda de drogas, fiscalizar, estimular estudos, pesquisas e prevenção, promover a realização de cursos, capacitar agentes multiplicadores do serviço de atendimento, além de integrar atuação com outros conselhos e entidades da esfera estadual e federal.

Composto por 32 conselheiros, que representam os poderes público e Judiciário, além da sociedade civil e entidades, o conselho tem em sua Diretoria Executiva de coordenação a presidente, Ariane Goim Rios, da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); vice-presidente, Thales Delgado, que representa a sociedade civil; o 1º secretário, Robinson Pomílio, da Polícia Militar; e a 2ª secretária, Geni Amaral, também da sociedade civil.

LEIA TAMBÉM
Planos decenais da infância e adolescência são apresentados

Para Ariane, o Conselho deve ser entendido como um espaço democrático. “O Comad é uma oportunidade para que a sociedade participe da construção de políticas públicas na área do álcool e outras drogas. Os mais diferentes segmentos da sociedade podem participar de modo a contribuir para a sua construção coletiva”.

Para o diretor do Departamento de Apoio a Conselhos e Entidades da UGCC, Luís Augusto Zambon, assim como acontece com os outros 30 Conselhos constituídos no município, o Comad deverá ser um elo importante entre o pode público e a sociedade. “Cada um deles atua de modo diferente, com a sua especificação, mas todos têm entre suas atribuições a defesa dos direitos dos cidadãos. Atualmente, muitos dos conselhos trabalham com a atualização de seus regimentos, como os Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Direitos da Mulher, e outros com a recomposição através de eleição, como o Conselho de Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi)”.

Com encontros mensais, a próxima reunião do Comad será no dia 23 de abril, às 18h, no auditório do 8º andar do Paço Municipal, que fica na avenida da Liberdade, s/nº, Jardim Botânico.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/04/03/prefeitura-retoma-atuacao-do-conselho-antidrogas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original