Estrada Parque será apresentada em palestra na Unidam, terça-feira (10)

Publicada em 06/04/2018 às 19:05

Estrada-Parque será apresentada como medida de proteção em área da Serra do Japi

Embora Jundiaí seja contemplada por contar com a Serra do Japi, área de proteção e preservação ambiental, berço de várias espécies animais e vegetais e apesar de todas as medidas já adotadas para a proteção da área, ainda há uso desordenado e abusivo do espaço. Como uma medida de resguardo da proteção, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) estuda a criação da Estrada Parque no bairro. A primeira apresentação do tema acontecerá, em palestra, na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), na terça-feira (10), a partir das 8h30.

Considerando que a região da Santa Clara é o principal acesso dos visitantes à Serra do Japi e onde ocorrem os conflitos de uso dos espaços e recursos naturais, a UGPUMA estuda a criação da Estrada Parque Santa Clara-Morangaba, para servir como um importante instrumento de ordenamento e gestão territorial, capaz de diminuir a pressão sobre os recursos naturais desta porção sensível do Território de Gestão da Serra do Japi e, ao mesmo tempo, oferecer uma oportunidade de turismo responsável e sustentável no município.

“A Serra do Japi, na porção do território de Jundiaí, integra uma série de medidas legais de proteção ambiental em função da sua importância ecológica, já que constitui um dos últimos remanescentes de floresta contínua de Mata Atlântica. Apesar destas medidas, a Serra do Japi ainda sofre danos ambientais, especialmente provocados por visitantes, incluindo ciclistas, romeiros, grupos religiosos, jipeiros, gaioleiros, caçadores etc. Essa visitação é intensa e desordenada, colocando em risco a segurança dos visitantes e a integridade ecológica da região, com a ocorrência de queimadas, atropelamento de animais silvestres, assoreamento, acúmulo de lixo e contaminação de nascentes e córregos, dentre outros”, detalha a diretora de Meio Ambiente, Renata Freire.

A apresentação que será realizada na terça-feira (10) esclarecerá o conceito, e faz parte do processo de construção do projeto que poderá determinar a avenida Atílio Gobbo com o atributo de Estrada Parque. “Estamos realizando estudos e diagnósticos ambientais e socioeconômicos na região da Santa Clara e Morangaba para subsidiar propostas para ordenamento da região, que incluem definição de regras e procedimentos ambientalmente adequados, além de espaços para recepcionar os visitantes com informações ecológicas da região por meio de monitoria ambiental”, explica.

A participação na apresentação é aberta ao público, e contará com apresentações da Bióloga Bruna Gonçalves da Silva, do Jardim Botânico e do pesquisador do Instituto Florestal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ivan Suarez da Mota.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/04/06/estrada-parque-sera-apresentada-em-palestra-na-unidam-terca-feira-10/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original