Apesar dos 20% de faltas, UBSs realizaram 19 mil consultas
Publicada em 12/04/2018 às 12:57Com menos dias úteis, o mês de fevereiro foi movimentado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jundiaí. Ao todo foram realizadas 19.539 consultas entre clínica médica, ginecologia, pediatria e saúde da família. O volume seria maior se o índice de faltas dos usuários, de 20%, fosse reduzido. A Unidade de Gestão da Promoção da Saúde (UGPS) trabalha para reduzir o percentual com a conscientização do usuário sobre a importância de avisar quando da falta, já que afeta diretamente o tempo de espera para o atendimento da população.
“Eu esperava por uma vaga com clínico na UBS Maringá há dois meses, antes de o lugar entrar em reforma. No dia da minha consulta, fui atendida antes do horário agendado. O médico me disse que vários pacientes que estavam agendados em horários antes do meu, não compareceram. Uma pena. Já que ocupou a vaga de uma pessoa que poderia ser consultada”, lamenta a dona de casa Elza Maria Pereira Freitas.
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No universo de consultas ofertadas na atenção básica, cerca de 20% não são realizadas. O motivo é a falta dos pacientes sem aviso prévio. De acordo com a diretora da Atenção Básica, Dayane Martins, a UGPS avalia formas para melhorar a adesão da população para reduzir o índice de abstenção. “Existem estudos que apontam mecanismos para que a pessoa não se esqueça da agenda médica. Atualmente, fazemos a confirmação por telefone das consultas que são agendadas pela Central de Atendimento, e, no caso das agendas feitas na própria UBS, é impresso um comprovante com a data para o atendimento. Nesse caminho esbarramos na desatualização no número do telefone e dos dados dos usuários. Ainda contamos com o agendamento via aplicativo da Prefeitura”, detalha.
De acordo com o gestor da UGPS. Tiago Texera, a abstenção é um problema crônico. “A demanda do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) é grande, por conta, não somente da necessidade da população, como pela qualidade no atendimento. O índice de faltas chega a ser ainda maior nos exames. Isso compromete todo o atendimento planejado”, argumenta.
Assessoria de Imprensa
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