GMJ terá acesso a sistema nacional de inteligência

Publicada em 18/04/2018 às 12:39

Gestor participou de encontro que teve como um dos destaques a padronização de informações em todo território nacional

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) já considera a possibilidade de integrar o Sistema de Segurança Pública (Susp), que será coordenado pelo Ministério de Segurança Pública, para permitir a integração das informações de inteligência entre Governo Federal, Estados e municípios – cada um dentro da sua competência para a atuação. O projeito de lei que prevê a iniciativa foi aprovado, na semana passada, pela Câmara dos Deputados.

O titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), comentou sobre o assunto durante a 4ª edição da LAAD Security – Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativ, realizada na capital paulista. O evento teve a participação do general-de-divisão do Exército, Carlos Alberto Santos Cruz, responsável pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

LEIA TAMBÉM
Futuros guardas municipais recebem capacitação em primeiros socorros

Dentre os assuntos abordados na Feira de Segurança, um dos grandes destaques foi sobre a aprovação da lei que cria o Susp, tendo, entre as funções, também implementar ações como apoiar programas de modernização e aparelhamento dos órgãos de segurança pública e defesa social.

“Se aprovado, o Susp dedicará bastante atenção para promover o intercâmbio de conhecimentos na qualificação dos profissionais, que vai somar às ações da atual gestão para garantir o aperfeiçoamento da atuação no patrulhamento comunitário”, comentou o titular da Segurança Municipal.

O projeto de lei ainda estabelece que a União institua um Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social para definir metas aos órgãos do Susp e avaliar os resultados das políticas de segurança pública. O texto segue agora para análise do Senado e, a partir dos resultados, será avaliada a aplicabilidade na Guarda Municipal de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: Fotógrafos PMJ e GM Guerino


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/04/18/gmj-tera-acesso-a-sistema-nacional-de-inteligencia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original