Promoção da Saúde apresenta projetos do município em congresso

Publicada em 18/04/2018 às 12:22

Jundiaí apresenta projetos exitosos em Congresso da Saúde, em Rio Claro

Ações e estudos realizados pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) na rede de atendimento de Jundiaí são destaque no 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), que acontece de 18 a 20 de abril, na cidade de Rio Claro. Entre os 12 projetos inscritos todos foram classificados para a publicação em banner e seis classificados para rodas de conversas para os participantes do evento.

Segundo o gestor da UGPS, Tiago Texera, a quantidade de trabalhos desenvolvidos na cidade e que ganharam destaque são indicativos das boas práticas da saúde no Município. “Jundiaí é uma cidade com mais de 409 mil habitantes, sendo referência para uma região de quase um milhão de habitantes. O reconhecimento vindo de órgão externo, com a apresentação do trabalho para todo o Estado, é gratificante para todos os servidores da unidade”, explica o gestor.

LEIA TAMBÉM
Grupos de combate à dor crônica mudam vida de usuários de UBSs

Representantes da UGPS estarão no evento para apresentar os trabalhos e debater os temas. O departamento de Saúde Mental conta com quatro trabalhos que serão discutidos em rodas de conversa. Segundo o coordenador do departamento, Alexandre Moreno Sandri, são 2,5 mil pessoas atendidas por mês nos dispositivos direcionados à Saúde Mental. “O projeto de Matriciamento de Saúde Mental foi selecionado para a discussão. Esse trabalho tem por objetivo o atendimento mais rápido e qualificado aos usuários, com oferta de ações em cuidado no próprio território de referência. Dele, também foi derivado o projeto, também selecionado, específico da região do Morada das Vinhas”, detalha. Ainda pela Saúde Mental, o projeto da Cartilha de Prevenção ao Suicídio e um case de acompanhamento terapêutico do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) serão debatidos nas rodas de conversa.

Outro trabalho realizado pela equipe da UGPS e que terá roda de conversa é o “Arquitetando Estratégias para o Enfrentamento da Violência Sexual Contra Criança e Adolescente com a rede intersetorial”, desenvolvido em parceria da Vigilância Epidemiológica (VE) com a CMEVESCA- Comissão Municipal de Enfrentamento da Violência e Exploração Sexual de Criança e Adolescente. “O trabalho reflete no uso das metodologias ativas, na perspectiva em promover a aprendizagem significativa e colaborativa, apontando no percurso as potencialidades e dificuldades associadas com a proposta da Vigilância Epidemiológica, de articulação da Rede na colaboração e construção de estratégias para evitar a violência sexual infantil”, comenta a gerente da VE, Cinara Fredo.

O 32° Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP. O Congresso tem como tema “30 anos de SUS: SUStentabilidade para garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual”, e conta também com a 15ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 8º Prêmio David Capistrano.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/04/18/promocao-da-saude-apresenta-projetos-do-municipio-em-congresso/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original