Terapia integrativa atrai público à UBS Caxambu
Publicada em 23/04/2018 às 18:52Cerca de 50 pessoas participaram da oficina de kokedama, realizada na sexta-feira (20), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Caxambu. O sistema de cultivo foi apresentado como terapia integrativa, já que une a arte com a fitoterapia para plantas medicinais. A atividade faz parte das ações da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para a disseminação dos conhecimentos sobre fitoterapia e a ampliação do uso para fins de complemento terapêutico entre os usuários da rede de Atenção Básica de Jundiaí.
De acordo com a farmacêutica Fernanda Lacerda Bastos, responsável pela oficina, o uso das plantas medicinais vai além dos chás, já conhecidos entre a população. “A fitoterapia tem por objetivo extrair todo o potencial das plantas em benefício da saúde. Existem técnicas corretas para aplicação. As atividades realizadas nas UBSs como oficinas e rodas de chá são difusoras desses conhecimentos. Já a kokedama é uma forma de cultivo, para qualquer ambiente, extremamente simples, não exigindo grandes cuidados. Como resultado, o usuário tem à disposição ervas frescas para uso, sem agrotóxicos e ainda pratica uma terapia”, argumentou.
LEIA TAMBÉM
Vacinação contra gripe começa em todas as UBSs com boa procura
Célia Jussara da Silva Malu foi, pela primeira vez, a uma oficina da UBS Caxambu. “Fiquei interessada por se tratar de cultivo de fitoterápico. É um assunto que pretendo me aprofundar. Cada vez mais os tratamentos naturais atraem as pessoas”, contou. Ela e outros usuários também apreciaram sucos e chás elaborados a partir do manjericão com abacaxi que foram servidos para os participantes.
Nos próximos meses, a mesma oficina será realizada em outros equipamentos da UGPS. A divulgação é feita pelas UBSs ou pelo site da Prefeitura de Jundiaí. O próximo tema a ser apresentado em fitoterapia na UBS Caxambu, no mês de maio, será “Plantas terapêuticas para o trato pulmonar”.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original