Programa SUS C.O.M. VC é premiado em Congresso Estadual
Publicada em 23/04/2018 às 18:54O número de ações judiciais propostas pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo contra o Município de Jundiaí para fornecimento de medicamentos, insumos e procedimentos de saúde sofreu redução de 58% entre o primeiro e o segundo semestres do ano passado. Este é apenas um dos resultados da implantação do Programa “SUS C.O.M. VC”, que chamou a atenção durante a apresentação do trabalho no 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), realizado entre os dias 18 e 20 de abril, em Rio Claro. Premiado, o trabalho desenvolvido por servidores da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e da Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC), será apresentado em evento nacional, no Pará.
A assessora da UGNJC e uma das autoras do projeto, Tarsila Costa do Amaral, destaca que o “Programa ‘SUS C.O.M. VC’ está na contramão do que acontece nos municípios. “Jundiaí conseguiu reduzir o índice de Judicialização da Saúde em 23% entre os anos de 2016 e 2017 e entre 2014 e 2017 esta redução atingiu a marca de 44,5%. Com isso foi possível estabilizar os gastos com a judicilização da Saúde nos últimos três anos, mesmo com a entrada de novas ações judiciais e com todos os reajustes sofridos nos preços dos medicamentos neste mesmo período”, afirma. Ela é co-autora da iniciativa juntamente com a farmacêutica Carolina de Lima Rossi.
LEIA TAMBÉM
Vacinação contra gripe começa em todas as UBSs com boa procura
Com a implantação do Centro de Orientação e Mediação do SUS, feito com recursos próprios, o trabalho tem por objetivo orientar os usuários em relação ao acesso a medicamentos e insumos que fazem parte da oferta do SUS no Município e no Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde. “São cerca de 35 atendimentos por dia, de pessoas que chegam ao local em busca de informações sobre o acesso a medicamentos, procedimentos e insumos prescritos para o seu tratamento. As pessoas recebem informações e orientação para encaminhar corretamente as solicitações e para quais órgãos”, detalha Tarsila.
Segundo a farmacêutica Carolina, as cidades participantes do congresso ficaram interessadas em saber como os resultados foram obtidos. “Já tivemos convites para apresentar o trabalho para outras cidades”, acrescenta.
Benedicto de Lima, 78 anos, foi atendido na tarde de segunda-feira (23), pelo SUS C.O.M. VC. “Minha esposa tem Alzheimer e passou por tratamento contra o câncer de mama. Com a orientação passada pelos atendentes acompanho como está o processo. O medicamento que ela precisa é de alto custo, fornecido pelo Estado”, comenta.
Mais trabalhos
Dos 12 trabalhos jundiaienses inscritos para participar em Rio Claro, cinco foram selecionados para roda de conversa. Segundo o gestor da UGPS, Tiago Texera, o volume é resultado do trabalho desenvolvido pela pasta. “A rede de atenção em saúde de Jundiaí é referência para todo o Aglomerado Urbano e tem suas práticas reconhecidas por outros municípios”
O Programa “SUS C.O.M. VC” atende na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 836, Centro – andar térreo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original