Visitantes da Serra devem estar imunizados contra Febre Amarela
Publicada em 27/04/2018 às 13:36Com o feriado prolongado, a movimentação na Serra do Japi deve ser intensificada. A Vigilância Epidemiológica (VE) orienta os visitantes e os moradores não imunizados contra febre amarela a se atentarem aos riscos da doença. Jundiaí conta com 307.682 pessoas imunizadas entre 2017 até o dia 20 de abril. Este número, somado às 100 mil doses disponibilizadas em anos anteriores, resulta em 99,5% da população imunizada. Porém, um morador no bairro Santa Clara, que não havia se vacinado, teve a morte confirmada por febre amarela. Para orientar, a VE dispõe faixas nas entradas da Serra com o alerta de área de risco.
De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção a Saúde (UGPS), Fauzia Abou Abbas Raiza, a medida é preventiva. “Não tivemos o registro de localização de macacos mortos com suspeita da doença naquela área atualmente. Porém, é importante que as pessoas estejam imunizadas contra essa doença, já que é área de mata, de circulação dos mosquitos transmissores sabethes e haemagogus”, explica.
Além das faixas de alerta nas entradas de toda a área, as visitas feitas a partir da Fundação Serra do Japi exigem a carteira de vacinação atualizada contra a febre amarela. Segundo a superintendente da Fundação, Vânia Plaza Nunes, a prevenção é medida fundamental. “Na Serra não existe o bugiu, mas há sauás e saguis, que também foram vítimas da doença em outros bairros rurais da cidade. Por isso, é fundamental que as pessoas só entrem em área de mata – habitat dos mosquitos transmissores da FA – se estiverem imunizados. A orientação é passada a todos os pesquisadores e escolas com agendamento para visita à Base Ecológica”, argumenta.
Caso
A confirmação da morte por FA foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz. O homem, de 49 anos, não imunizado, foi internado no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) no dia 25 de março e morreu dois dias depois. As equipes da VE fizeram vistoria na área para orientar a população. Na próxima semana será feita vacinação casa a casa’ para atender aqueles que ainda não se imunizaram.
Com a confirmação, Jundiaí passa a registrar um óbito confirmado por FA, um caso confirmado e recuperado e uma morte suspeita. Desde o ano passado, a cidade realizou intensa campanha de imunização contra a doença, antes mesmo de o vírus circular pela cidade.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/01/2025
Prefeitura reforça a importância da vacinação contra a febre amarela e orienta sobre procedimentos ao encontrar macacos mortos
-
13/01/2025
Jundiaí recebe oito ambulâncias para renovar a frota de saúde
-
12/01/2025
Janeiro Roxo: Saúde realiza ação de enfrentamento à hanseníase
-
12/01/2025
PAIT tem novas turmas neste mês
Baixe as fotos desta notícia na resolução original