Visitantes da Serra devem estar imunizados contra Febre Amarela

Publicada em 27/04/2018 às 13:36

Com o feriado prolongado, a movimentação na Serra do Japi deve ser intensificada. A Vigilância Epidemiológica (VE) orienta os visitantes e os moradores não imunizados contra febre amarela a se atentarem aos riscos da doença. Jundiaí conta com 307.682 pessoas imunizadas entre 2017 até o dia 20 de abril. Este número, somado às 100 mil doses disponibilizadas em anos anteriores, resulta em 99,5% da população imunizada. Porém, um morador no bairro Santa Clara, que não havia se vacinado, teve a morte confirmada por febre amarela. Para orientar, a VE dispõe faixas nas entradas da Serra com o alerta de área de risco.

De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção a Saúde (UGPS), Fauzia Abou Abbas Raiza, a medida é preventiva. “Não tivemos o registro de localização de macacos mortos com suspeita da doença naquela área atualmente. Porém, é importante que as pessoas estejam imunizadas contra essa doença, já que é área de mata, de circulação dos mosquitos transmissores sabethes e haemagogus”, explica.

Além das faixas de alerta nas entradas de toda a área, as visitas feitas a partir da Fundação Serra do Japi exigem a carteira de vacinação atualizada contra a febre amarela. Segundo a superintendente da Fundação, Vânia Plaza Nunes, a prevenção é medida fundamental. “Na Serra não existe o bugiu, mas há sauás e saguis, que também foram vítimas da doença em outros bairros rurais da cidade. Por isso, é fundamental que as pessoas só entrem em área de mata – habitat dos mosquitos transmissores da FA – se estiverem imunizados. A orientação é passada a todos os pesquisadores e escolas com agendamento para visita à Base Ecológica”, argumenta.

Caso

A confirmação da morte por FA foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz. O homem, de 49 anos, não imunizado, foi internado no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) no dia 25 de março e morreu dois dias depois. As equipes da VE fizeram vistoria na área para orientar a população. Na próxima semana será feita vacinação casa a casa’ para atender aqueles que ainda não se imunizaram.

Com a confirmação, Jundiaí passa a registrar um óbito confirmado por FA, um caso confirmado e recuperado e uma morte suspeita. Desde o ano passado, a cidade realizou intensa campanha de imunização contra a doença, antes mesmo de o vírus circular pela cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/04/27/visitantes-da-serra-do-japi-devem-estar-imunizados-contra-febre-amarela/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original