Escola Inovadora: projeto investe na educação emocional dos alunos
Publicada em 03/05/2018 às 16:09Como forma de melhorar o aprendizado das crianças a partir do auxílio da resolução de conflitos pessoais, reconhecimento de sentimentos como a raiva, o medo, a angústia, a alegria e o ciúmes, a Unidade de Gestão de Educação inicia em 15 escolas de Ensino Fundamental o projeto Amigos do Zippy, desenvolvido pela Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC). A iniciativa integra o Programa Escola Inovadora, que prevê uma série de ações voltadas para o bem-estar dos alunos, a qualidade de ensino, a modernização da ambiência das escolas e a valorização dos educadores.
“Ao trazer o programa para Jundiaí, o objetivo é auxiliar os nossos alunos a reconhecerem suas próprias emoções e a maneira mais adequada de lidar com elas. Desta forma, a criança poderá melhorar relacionamentos, adquirir autoconhecimento, evitando situações de estresse, depressão e violência. É comprovado que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais também ajuda no desempenho escolar”, resume a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da UGE, Ana Paula Freguglia.
O programa vai atingir, inicialmente, 2.788 alunos e 111 educadores. Os temas serão trabalhados por meio de histórias que envolvem as crianças, os alunos e os familiares. As ações dinâmicas também contam com o personagem Zippy, um inusitado bicho-pau, que tem como amigos um grupo de crianças.
LEIA TAMBÉM
Escola Inovadora: educação audiovisual vai favorecer ensino
O foco são os alunos dos 2ºs e 4ºs anos dependendo a unidade, pode-se estender para as demais classes. As unidades escolares avaliaram suas necessidades, diante das situações vivenciadas no dia a dia, e fizeram a inscrição para participar. “Já foram realizadas duas formações com os professores e tutores das escolas e, na próxima semana, os alunos começam a receber o material”, acrescenta a diretora.
Diferencial
Para a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, o programa é um diferencial do município. “A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) tem como premissa a educação socioemocional em todas as áreas do conhecimento. O Amigos do Zippy é um programa importante, na medida em que trabalha com as emoções e um dos grandes problemas, muitas vezes identificado na escola, é a agressividade”, salienta.
Em Jundiaí, a Pastoral de Atendimento e Integração do Menor (PAIN) já contou com a iniciativa e avalia positivamente a experiência. “Há cinco anos, vivenciamos uma experiência com o Amigos do Zippy e foi muito útil. As crianças aprenderam, por exemplo, que podiam sentir raiva, mas que era importante lidar com esse sentimento para não se prejudicar e não prejudicar o outro. O material do programa consegue entrar no mundo deles, trabalhando as emoções com linguagem simples. Nós, inclusive, conseguíamos fazer um trabalho específico com a criança, a partir do desenvolvimento das atividades do programa. As escolas da rede municipal vão ganhar muito”, comenta a coordenadora da PAIN, Silene Aparecida Souza Bernardes.
O Amigos do Zippy foi fundado em 2004 e, até 2017, capacitou mais de 8 mil educadores e beneficiou mais de 280 mil crianças em 93 municípios brasileiros.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original