Santa Clara terá ‘casa a casa’ de vacina contra febre amarela

Publicada em 04/05/2018 às 18:07

Equipes irão percorrer áreas da Serra do Japi, próximas ao registro da morte de pessoa confirmada pela doença

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), realizará neste sábado (5), a partir das 8h30, vacinação ‘casa a casa’ na região do Santa Clara. A medida foi tomada após a confirmação da morte de um homem pela doença naquela região. A área rural e marcada por propriedades grandes, contará com a circulação de uma equipe durante o dia todo para fazer a imunização.

Apesar de a cidade registrar 99,5% da população imunizada (conforme registros feitos de doses realizadas no ano passado somadas aos anos anteriores) e manter a oferta da vacina disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a medida ‘casa a casa’ é mais uma ferramenta para auxiliar na proteção da população. “Apesar de toda a oferta que a cidade disponibilizou e ainda disponibiliza para a imunização contra a Febre Amarela, ainda existem algumas pessoas que não tomaram. Somente a vacina protege contra o vírus”, comenta a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente.

LEIA TAMBÉM
Jardim Santa Gertrudes recebe plenária

Caso

A confirmação da morte por FA foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz, em abril. O homem, de 49 anos, não imunizado, foi internado no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) no dia 25 de março e morreu dois dias depois. As equipes da VE fizeram vistoria na área para orientar a população. Com a confirmação, Jundiaí passa a registrar um óbito confirmado por FA, um caso confirmado e recuperado e uma morte suspeita. Desde o ano passado, a cidade realizou intensa campanha de imunização contra a doença, antes mesmo de o vírus circular pela cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/04/santa-clara-tera-casa-a-casa-de-vacina-contra-febre-amarela/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original