Vila Rami terá dois postos de vacinação contra raiva

Publicada em 10/05/2018 às 18:33

Vacinação será realizada em dois postos montados na Vila Rami, nesta sexta-feira (11)

Na sexta-feira (11), os moradores da região da Vila Rami que ainda não vacinaram seus cães e gatos contra raiva poderão comparecer a um dos postos que serão montados no bairro, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, para imunizar os animais. A área conta com cobertura vacinal de 73%, pouco abaixo da preconizada (80%). A dose é a única forma de prevenção da doença entre os animais.

No bairro foi localizado um morcego positivo para a doença, na segunda-feira (7). A partir da informação, foi realizada ação de varredura na área para informar a população sobre os cuidados em caso de localização do morcego na residência. A vacinação contra raiva deve ser realizada em todos os cães e gatos, anualmente. Aqueles que não levaram seus animais para a imunização na campanha do ano passado, devem comparecer nos postos montados na Vila Rami (Praça José André Filho, na rua Serra Negra e rua João Ramalho, próximo ao número 143) para a aplicação da dose, gratuitamente.

LEIA TAMBÉM
Agentes da Zoonoses fazem busca ativa na Vila Rami

A vacina para gatos e cães é oferecida pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da UVZ, nas campanhas anuais realizadas entre os meses de agosto e setembro. A dose ainda é encontrada o ano inteiro, na sede da UVZ, na rua dos Bandeirantes, 375, no bairro Ponte de Campinas.
Os animais de grande porte também devem ser imunizados contra a doença, porém a dose deve ser adquirida em estabelecimentos especializados.

Números

O vírus da raiva é circulante entre as populações de morcegos. Neste ano, três morcegos foram localizados mortos e positivos para a doença. O registro anterior foi em 2015, com dois exemplares insetívoros localizados em área urbana. Em animal doméstico de grande porte, a cidade registra cinco bovinos positivos para a doença, desde o início deste ano, na região do Rio Acima. O penúltimo registro foi em 2002, na mesma área. A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central, causando encefalopatia e morte. Nos animais, os sintomas são falta de apetite dificuldade para caminhar, sinais de convulsão e salivação intensa. A contaminação ocorre por contato, seja com saliva ou secreção.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/10/216468/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original