Dia D: idosos são o maior público das UBSs

Publicada em 12/05/2018 às 18:04

Aos 90 anos, dona Isabel Lírio de Almeida comparece todos os anos à UBS para tomar a dose da vacina com seu filho, que é professor

Idosos foram a grande maioria do público que compareceu hoje às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receber a dose anual da vacina contra gripe. Desde o início da campanha, em 23 de abril, até este sábado (12), Dia “D” da campanha, foram vacinadas 41.364 pessoas, ou seja, 39% do público definido pelo Ministério da Saúde: idosos a partir de 60 anos, gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, professores e demais profissionais que trabalham em creches, escolas, sistema prisional, presidiários, além dos trabalhadores da área da saúde.

Para atender a população neste “Dia D”, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) manteve quatro UBSs abertas durante todo o dia: Central, Colônia, Eloy Chaves e Rami. A meta da campanha deste ano, segundo Maria do Carmo Possidente, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, é atingir 90% das pessoas que se encaixam no perfil definido pelo Ministério.

“Os idosos sempre são os que mais comparecem para receber a vacina e a adesão entre as crianças é sempre muito baixa. Precisamos que os pais tragam as crianças para serem imunizadas, pois também fazem parte de um grupo muito vulnerável à gripe”, destaca, lembrando que a vacina é importante justamente neste período, quando os locais ficam mais fechados e aumentam as condições para transmissão de vírus.

Todos os anos, o professor Fernando Lírio de Almeida, de 56 anos, faz questão de comparecer à UBS acompanhado de sua mãe, dona Isabel, de 90 anos. “Desde a primeira campanha, nunca deixamos de tomar e, durante todo esse período, passamos todos os anos sem pegar gripe”, conta.

Quem ainda não se imunizou, pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde até o dia 1 de junho. Mesmo não tendo registro no município de casos confirmados de complicações causadas pelos vírus da gripe, é importante receber a dose da vacina antes da chegada do frio, uma vez que a vacina leva 15 dias para estar completamente ativa no organismo de quem a recebe.


Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/12/de-jundiai-dia-d-idosos-sao-o-maior-publico-das-ubss/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original