Solar do Barão recebe modernização do sistema elétrico

Publicada em 14/05/2018 às 19:01

Jardins do Solar permanecem abertos à visitação, com pela rua Barão de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão passa por obras de modernização de seu sistema elétrico, sem custos aos cofres municipais. Por conta da intervenção, a Unidade de Gestão de Cultura manterá o equipamento fechado ao público.

Prezando pela otimização do atendimento à população, durante o período o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), ligado à Universidade de São Paulo (USP), também realiza no local um plano de orientação para manutenção a longo prazo.

A UGC reforça que tomou como providência informar o Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural (Compac) acerca das intervenções e que instruirá o diagnóstico final ao Conselho estadual de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), pelo qual o espaço é tombado, ocasião em que também será divulgado o prazo para reabertura.

Durante esse período, os visitantes interessados em  acompanhar memórias do Museu poderão fazer a sua visita virtual gratuita.

Jardins

Durante as intervenções, a UGC ressalta que os jardins do Solar permanecem abertos à visitação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. O acesso será pela rua Barão de Jundiaí, reaberto pela Prefeitura em maio do ano passado, quando foram reinaugurados os jardins com novo projeto paisagístico quatro anos após acesso restrito à população.

A revitalização do espaço foi viabilizada através de parceria entre a Prefeitura e empresários, voluntários e servidores sensibilizados com a situação do espaço. Com economia de cerca de R$ 80 mil aos cofres públicos, os jardins tiveram seus canteiros e flora organizados, além da instalação de pergolados, novos bancos e a revitalização do jardim japonês.

O Departamento de Museus também continuará seu atendimento normal durante o período. O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/14/solar-do-barao-recebe-modernizacao-do-sistema-eletrico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original