Cultura participa de seminário internacional sobre gestão de patrimônio
Publicada em 16/05/2018 às 18:41
Jundiaí compartilhou as experiência na gestão de patrimônios com dois trabalhos desenvolvidos em parceria com instituições acadêmicas
O Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) participou nessa terça-feira (15) do 1º Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Cultural em Contextos Ibero-Americanos realizado na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Roque, junto com a Universidade de Coimbra. O DPH submeteu dois trabalhos, com foco na realização de pesquisas em parceria com os cursos de Eventos da Fatec e de Arquitetura da Universidade Paulista (Unip) de Jundiaí e comunidade acadêmica, e teve o aceite para ambos.
Na ocasião, Jundiaí apresentou os estudos: “Pesquisa interinstitucional para elaboração de dossiê para registro de Patrimônio cultural Imaterial”, escrito pelo diretor do DPH, William Paixão, e Marianna Lamas, da Fatec; e “Municipalidade e Iniciativas cidadãs de gestão do patrimônio cultural: um estudo sobre o Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial de Jundiaí”, escrito por William Paixão e pela Profa. Ms. Adriana Perroni Ballerini, da Fatec Jundiaí, e pela Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista, também da Fatec.
De acordo com William, o seminário foi uma excelente oportunidade para que Jundiaí estabelecesse contatos com gestores de patrimônio do mundo todo. “Os trabalhos que apresentamos foram o destaque do evento e demonstrou também que o trabalho desenvolvido no Município é reconhecido e que pode ser ampliado e otimizado através de novas parcerias, como as que já temos com as universidades, inclusive na economia de recursos públicos, na ampliação da capacidade de diálogo e no aumento significativo na velocidade na tramitação dos processos ”.
Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, as discussões acerca do assunto têm seu espaço no Município. “Grande exemplo disso é o Simpósio que a Cultura realiza anualmente, em agosto, confirmado também para este ano. Fomentar este diálogo faz com que as diversas esferas e a população se apropriem da preservação e proponham novas ações”.
A participação do DPH e das universidades da cidade traz de volta para Jundiaí a novidade já confirmada da realização da edição do Seminário em 2019 na Fatec de Jundiaí.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
22/02/2025
Coral Municipal faz mais uma apresentação de ‘Cinco Atos de Amor’ na Sala Glória Rocha
-
22/02/2025
Com foco na segurança e ordem, Carnaval contará também com monitoramento remoto
-
22/02/2025
Nova exposição na Pinacoteca destaca os patrimônios e os artistas de Jundiaí
-
19/02/2025
Público tem só mais esta semana para prestigiar a temporada de espetáculos de férias no Centro das Artes
Baixe as fotos desta notícia na resolução original