Prefeitura de Jundiaí | www.jundiai.sp.gov.br

Cultura participa de seminário internacional sobre gestão de patrimônio

Publicada em 16/05/2018 às 18:41

Jundiaí compartilhou as experiência na gestão de patrimônios com dois trabalhos desenvolvidos em parceria com instituições acadêmicas

O Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) participou nessa terça-feira (15) do 1º Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Cultural em Contextos Ibero-Americanos realizado na Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São Roque, junto com a Universidade de Coimbra. O DPH submeteu dois trabalhos, com foco na realização de pesquisas em parceria com os cursos de Eventos da Fatec e de Arquitetura da Universidade Paulista (Unip) de Jundiaí e comunidade acadêmica, e teve o aceite para ambos.

Na ocasião, Jundiaí apresentou os estudos: “Pesquisa interinstitucional para elaboração de dossiê para registro de Patrimônio cultural Imaterial”, escrito pelo diretor do DPH, William Paixão, e Marianna Lamas, da Fatec; e “Municipalidade e Iniciativas cidadãs de gestão do patrimônio cultural: um estudo sobre o Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial de Jundiaí”, escrito por William Paixão e pela Profa. Ms. Adriana Perroni Ballerini, da Fatec Jundiaí, e pela Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista, também da Fatec.

De acordo com William, o seminário foi uma excelente oportunidade para que Jundiaí estabelecesse contatos com gestores de patrimônio do mundo todo. “Os trabalhos que apresentamos foram o destaque do evento e demonstrou também que o trabalho desenvolvido no Município é reconhecido e que pode ser ampliado e otimizado através de novas parcerias, como as que já temos com as universidades, inclusive na economia de recursos públicos, na ampliação da capacidade de diálogo e no aumento significativo na velocidade na tramitação dos processos ”.

Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, as discussões acerca do assunto têm seu espaço no Município. “Grande exemplo disso é o Simpósio que a Cultura realiza anualmente, em agosto, confirmado também para este ano. Fomentar este diálogo faz com que as diversas esferas e a população se apropriem da preservação e proponham novas ações”.

A participação do DPH e das universidades da cidade traz de volta para Jundiaí a novidade já confirmada da realização da edição do Seminário em 2019 na Fatec de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/16/cultura-participa-de-seminario-internacional-sobre-gestao-de-patrimonio/


Leia mais sobre ,