Moradores do Vetor Oeste conhecem tecnologias da GMJ

Publicada em 16/05/2018 às 18:43

Com o objetivo de buscar a melhoria de atitudes preventivas para garantir a segurança da população, o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó); e o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), inspetor Benedito Marcos Moreno, numa iniciativa do coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Luís Eduardo Bailoni Muñoz, participaram de reunião com moradores do Vetor Oeste. Acompanhados do presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Japi Jundiaí, Dirceu Cardoso, os visitantes conheceram as instalações da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), em especial a Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – Olho Vivo.

O titular de Segurança Municipal destacou que as câmeras de monitoramento da GMJ, integradas à segurança privada nos condomínios da região, são medidas que podem ser adotadas para que os resultados em segurança sejam mais pontuais e imediatos. “Hoje a tecnologia é a principal aliada na prática da prevenção, o combate à violência e criminalidade. A participação da comunidade em seus diversos setores de atuação é fundamental para o enfrentamento em situações que colocam em risco a segurança.

LEIA TAMBÉM
Entre as cidades mais seguras: Jundiaí ocupa a 15ª posição no Estado

Neste sentido, a tecnologia empregada pela Guarda Municipal de Jundiaí confere resultados significativos para Jundiaí e região, graças ao trabalho realizado em tempo real pelos profissionais da Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras, que integrados ao Centro de Operações Táticas (COT); Centro de Inteligência e Estatística (CIE) – inclusive pela operacionalidade do sistema OCR, que identifica os caracteres das placas dos veículos que adentram o município e possam apresentar irregularidades, estar em atitude suspeita, produto de furto ou roubo, ou mesmo serem clonados (os dublês).

A atual Administração demonstra compromisso e muito empenho em poder ampliar as possibilidades de monitoramento aos bairros da cidade, com a Guarda Municipal intensificando o patrulhamento diário de segunda a segunda, inclusive nos feriados. Um trabalho ininterrupto, em tempo real, que visa garantir o bem-estar da população”, ressaltou o gestor de Segurança Municipal.

“Programamos o encontro para discutir assuntos relacionados a segurança, especificamente a tecnologia aplicada ao monitoramento na rotina diária da cidade. O trabalho conjunto, integrando segurança pública e privada – no caso dos condomínios particulares – representa um grande avanço para atender as necessidades dos moradores da grande região Oeste. Grupo de moradores foi convidado a conhecer a Guarda Municipal de Jundiaí para que assim pudessem entender a dinâmica do trabalho realizado pelo GGIM no sentido de integrar as forças de segurança, aliar plataformas, otimizar e agregar junto à população. O próximo encontro será agendado para que possamos dar continuidade ao alinhamento das ações em conjunto”, informou o titular do Gabinete de Gestão.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: assessoria de Imprensa GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/16/moradores-do-vetor-oeste-conhecem-tecnologias-da-gmj/