Prefeitura assina termo para receber prestadores de serviços à comunidade

Publicada em 16/05/2018 às 18:54

Oficialização da parceria aconteceu com assinatura de termo na tarde desta quarta-feira (16)

O Prefeito Luiz Fernando Machado e o juiz de Direito da Vara do Júri, Execuções Criminais e da Infância e Juventude de Jundiaí, Jefferson Barbin Torelli, assinaram nesta quarta-feira (16) o termo de cooperação que torna oficial o cumprimento de pena alternativa como forma de serviços à comunidade em equipamentos das Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) por reeducandos ou condenados.

Na prática, o Fórum encaminha à UGADS um documento com os dados de indivíduos envolvidos em ocorrências como furtos, brigas, acidentes, direção alcoolizada, e faz o acompanhamento do cumprimento da carga horária semanal sugerida. Em andamento há seis meses, atualmente há cerca de 25 prestadores de serviços como manutenção, jardinagem e apoio administrativo.

Presente ao ato oficial, Luís Fernando da Silva, de 20 anos, é um dos participantes da iniciativa. Há pouco mais de dois meses ele vem trabalhando na UGADS e, entre os serviços que já desempenhou estão a organização de estoque e almoxarifado, corte de grama e lavagem dos veículos da frota. “Essa iniciativa é muito boa. A convivência tem sido bastante agradável”, comemora Luís, que tem por determinação cumprir oito horas semanais de serviço.

Entre os serviços que Luís Fernando já desempenhou está a organização de estoque e almoxarifado

O prefeito Luiz Fernando Machado agradeceu a presença do rapaz e frisou. “Você está ajustando o seu passado e construindo o seu futuro. Desejo que você tenha muitas oportunidades, melhores ainda do que esta que lhe está sendo dada. Esta parceria com a Justiça demonstra que acreditamos no nosso cidadão, que acreditamos que Jundiaí é uma cidade boa por conta das pessoas que a constroem.” O prefeito aproveitou para indicar os cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos através do Fundo Social de Solidariedade (Funss).

Na opinião do dr. Jefferson Barbin Torelli, a parceria é algo positivo, principalmente para os reeducandos. “A situação era dramática. Não tínhamos para onde encaminhar e agora temos a felicidade de saber que os participantes têm acesso, inclusive, à profissionalização”.

A gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, complementa. “A Unidade não apenas acolhe os reeducandos como preza pela sua ressocialização, pela sua inclusão produtivas. Víamos que faltava uma política pública para acompanhar essas pessoas, que não eram valorizadas e não encontravam portas abertas.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/16/prefeitura-assina-termo-para-receber-prestadores-de-servicos-a-comunidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original