Mais de 130 alunos recebem certificados no Funss

Publicada em 17/05/2018 às 19:04

Para Vanessa, o Fundo Social cumpre o papel de fortalecer o protagonismo social

Tiago de Azevedo Silva não escondia a felicidade ao receber o certificado de Eletricista. Atualmente pizzaiolo em um comércio na Vila Arens, o rapaz pensa em reforçar a renda no final do mês por meio de pequenos serviços: “Eu também sou microempreendedor individual e já realizo trabalhos como pintor nas minhas folgas, às segundas-feiras. Pretendo incorporar esta nova atividade e lucrar mais”, contou.

Nathany J. da Rocha dos Santos aproveitou para se aperfeiçoar no segmento da beleza e estética. Segundo ela, o módulo de Manicure e Pedicure abriu novas possibilidades e sonhos: “Vou começar a comprar meus instrumentos, esmaltes e outros utensílios para começar a trabalhar e ajudar a minha família”, disse.

Histórias como essas emocionaram a todos durante a cerimônia de formatura do Fundo Social de Solidariedade (Funss), nesta quinta-feira (17). No total, 132 alunos receberam certificados de qualificação profissional. Os cursos próprios do Fundo Social foram de Elétrica, Prática de Elétrica, Manicure e Pedicure e Assistente de Cabeleireiro. As capacitações promovidas por meio da parceria da Prefeitura de Jundiaí com o Centro Paula Souza e coordenação da Escola Técnica Benedito Storani (ETEC Best) foram Designer de Sobrancelhas e Depilação, Salgadeiro e Pintura e Texturização de Parede, sendo que este último, além de gerar conhecimento, proporcionou transformação para duas EMEBs.

“Durante as aulas práticas, os alunos pintaram e aplicaram texturas nas escolas da rede municipal. Mais do que ensinar sobre o trabalho desta profissão, o módulo levou melhorias para os equipamentos públicos e aumentou o vínculo da comunidade com a escola, transformando o seu olhar para um maior cuidado e respeito”, destacou a primeira-dama e presidente do Funss, Vanessa Machado.

Desempregado desde janeiro, José Carlos Martins Pereira estava entre os alunos e encontrou na capacitação a oportunidade de recomeçar. “Houve um corte na empresa onde eu trabalhava como supervisor administrativo e minhas outras experiências até aqui não foram suficientes para me recolocar no mercado aos 50 anos de idade. Por isso, hoje já penso em empreender na área da construção civil”, disse.

Para Vanessa, a unidade cumpre o seu papel de fortalecer o protagonismo social de quem vive em Jundiaí. “Por meio da qualificação profissional é possível aumentar as chances no mercado de trabalho. Além do emprego, os cursos gratuitos também fortalecem o empreendedorismo, já que são profissões que permitem a geração de renda rápida”, explicou.

Presente ao evento, o prefeito Luiz Fernando Machado agradeceu a confiança no trabalho do Fundo Social. “Não adiantaria ter oportunidade de qualificação se vocês não tivessem o interesse em participar. Eu acredito que a construção de uma boa cidade não se faz, apenas, com infraestrutura, mas, principalmente, com boas pessoas”, afirmou o chefe do Executivo.

Também participaram da cerimônia de formatura a coordenadora da ETEC Best, Érica Miranda, representando a diretora Fabiana Lourençon, e o assistente técnico administrativo do Centro Paula Souza, José Moreira, representando a coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada, Clara Magalhães.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/17/mais-de-130-alunos-recebem-certificados-no-funss/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original