Canil amplia aperfeiçoamento para a condução dos cães de faro

Publicada em 23/05/2018 às 18:13

Atividade específica teve por objetivo capacitar os profissionais de segurança que integram o setor especializado

Referência pelo trabalho realizado há 14 anos, o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) é um setor especializado que avança em seus resultados, principalmente pela capacitação permanente dos agentes de segurança pública e o adestramento pontual e efetivo direcionado aos cães de trabalho.

Para aprimorar as ações específicas, os GMs Cristiano – responsável pela coordenação de adestramento do Canil; Edwin e Rufino, condutor do K9 Gold (pastor belga Malinois), participaram do Seminário Faro de Drogas, promovido na Guarda Civil Municipal de Rio Claro e ministrado pelo Cb. PM Ricardo Alexandre Cazarotti, numa iniciativa da Central de Distribuição Autarquias e Royal Canin do Brasil.

Atividade teve por objetivo capacitar profissionais de segurança e ampliar as possibilidades para o treinamento de cães farejadores, reforçando a importância do seu trabalho na segurança pública. Estiveram presentes 32 instituições de todo Estado de São Paulo.

Hoje, o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí conta com 17 cães trabalhadores: 13 pastores Belga Malinois; 2 Rottweilers, 1 Labrador, e 1 Bloodhound; os treinamentos ocorrem diariamente no período da manhã, tanto no que se refere às táticas de adestramento para a atuação nas ruas no que diz respeito ao operacional, as ocorrências, como também para o showdog – as apresentações educativas. O setor encontra-se à disposição para visitas com agendamento prévio.

“Este setor especializado vem alcançando resultados significativos na identificação de entorpecentes durante ocorrências, resultado da qualificação constante dos guardas municipais, que tem sido prioridade da atual gestão”, declarou o inspetor Alceu Marestoni, chefe do Canil.

O cão de faro é essencial para auxiliar na localização de material ilícito, como no caso dos entorpecentes. A Guarda Municipal de Jundiaí destaca-se por trabalhar com exemplares bem preparados para entrar em ação, cães de trabalho que representam um recurso a mais na segurança pela proteção das pessoas.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Assessoria de Imprensa GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/23/canil-amplia-aperfeicoamento-para-a-conducao-dos-caes-de-faro/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original