Campanha de Inverno: mais de 4 mil peças são doadas para entidades

Publicada em 25/05/2018 às 17:03

SOS Jundiaí recebeu doações nesta semana.

É quando a temperatura cai que o número de atendimentos nos Serviços de Obras Sociais (SOS), em Jundiaí, aumenta. De acordo com o gerente da entidade, Nilson Roberto Begiato, cerca de 30 pessoas são atendidas diariamente pela casa de passagem. “Muitas chegam apenas com a roupa do corpo e, por este motivo, fazemos a entrega de peças limpas e em bom estado”, explicou ele.

A entidade é umas das 130 com cadastro atualizado no Fundo Social de Solidariedade (Funss) que recebem doações de alimentos e, nesta época do ano, os itens arrecadados por meio da Campanha de Inverno. Até o momento, cerca de 650 peças já foram destinadas aos assistidos em situação de rua por meio da iniciativa da Prefeitura de Jundiaí. “É muito importante esta colaboração porque não fazemos nada sozinhos. A participação e, principalmente, a conscientização da população é fundamental”.

A Associação Acolhimento Bom Pastor, localizada no bairro Jardim Novo Horizonte, no Vetor Oeste da cidade, também recebeu doações nesta semana. A entidade é responsável pelo atendimento mensal de 300 pessoas, desde bebês até idosos. “São famílias que necessitam muito de apoio. Com o recebimento das doações, priorizamos a distribuição das roupas mais pesadas e de cobertores”, explicou Rodrigo Pierobon, coordenador de projetos da instituição.

Lançada oficialmente há um mês, a Campanha de Inverno de Jundiaí já doou 4.462 peças, entre roupas, calçados e cobertores. De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado, os itens beneficiam instituições que atendem crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade.

Todas as doações espontâneas que chegam ao Fundo Social por meio dos pontos de coletas são triadas por uma equipe. Peças rasgadas, sujas e sem condições de uso são descartadas. “Sempre reforço a necessidade de doar aquilo que usaríamos, não fosse o fato da peça ter ficado apertada, por exemplo. Doar não é descartar. A doação deve ser de itens que uma pessoa possa usar com dignidade, para trabalhar ou até buscar uma vaga no mercado de trabalho”, explicou.

POSTOS DE ARRECADAÇÃO

A Campanha de Inverno 2018 conta, até agora, com 130 pontos de coleta. Há caixas personalizadas em shoppings, comércios em geral, empresas, indústrias, distritos policiais e delegacias especializadas da Polícia Civil, batalhões da Polícia Militar, além de órgãos públicos. Para saber o local mais próximo da sua casa, clique aqui.

Os interessados também podem fazer as suas doações diretamente no Fundo Social de Solidariedade, que é ponto permanente de arrecadação. A unidade fica dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. Informações pelos telefones (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/05/25/campanha-de-inverno-mais-de-4-mil-pecas-sao-doadas-para-entidades-em-um-mes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original