Bioma Cerrado enriquece meio ambiente de Jundiaí

Publicada em 06/06/2018 às 17:56

Bioma Cerrado é tema de encontro pela Semana do Meio Ambiente

Apesar de identificado em menor área que a Mata Atlântica em Jundiaí, o bioma Cerrado complementa o meio ambiente existente na cidade, com espécies endêmicas. Na Semana do Meio Ambiente, o tema foi debatido durante o 2º Encontro sobre Conservação do Bioma Cerrado, realizado na quarta-feira (6), na Unidam – Unidade de Desenvolvimento Ambiental, da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

O gestor da UGISP, Adilson Rosa, presente na abertura das palestras, detalha a necessidade do cuidado com o meio ambiente e sua diversidade. “O Cerrado deve ser preservado com medidas protetivas para que fique de legado para as próximas gerações.” A Semana do Meio Ambiente prossegue com outras atividades.

O evento prossegue durante todo o dia, com palestras de especialistas e visitação à área de Cerrado. De acordo com o engenheiro florestal, Thiago Pires, conhecer o bioma e a riqueza que agrega ao meio ambiente da cidade são fatores primordiais para a preservação. “Existem manchas de Cerrado em determinadas áreas da cidade, principalmente no Vetor Oeste. O Cerrado é formado por um complexo de vegetações, sendo as savanas as vegetações que caracterizam o bioma. Muitas das plantas do Cerrado são fitoterápicas, com uso consolidado pelas populações tradicionais. É um bioma muito rico, com 44% das espécies exclusivas do território do Cerrado”, detalha.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/06/06/bioma-cerrado-enriquece-meio-ambiente-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original