Canil da GMJ recebe a visita de integrantes da Força Aérea Brasileira

Publicada em 06/06/2018 às 18:27

Com o intuito de conhecer sobre a sua criação, a estrutura, o funcionamento, as ações diárias nas ruas da cidade e também em apoio aos demais órgãos de segurança na região, visando garantir a segurança e o bem-estar da população jundiaiense, a Guarda Municipal de Jundiaí – por meio da Especializada Canil – recebeu a visita da aspirante veterinária (Asp Vet) na Academia da Força Aérea Brasileira (FAB) – Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga, Paloma do Espírito Santo Silva, que acompanhada por demais integrantes conferiram o dia a dia dos adestradores e condutores de cães de trabalho.

Recepcionados pelo titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó); o chefe da Divisão, o inspetor Alceu Marestoni; e o responsável pela coordenação de Adestramento, GM Márcio Cristiano Camargo, os visitantes receberam orientações gerais sobre os trabalhos para adestramento em faro de entorpecente, guarda e proteção – conteúdos fundamentais que complementarão o trabalho por eles realizado e que vem sendo coordenado pela aspirante que há duas semanas assumiu a assistência sanitária do Canil de Cães de Guerra na guarnição de Pirassununga.

“Os cães de trabalho da Guarda Municipal colecionam títulos e graduações representativas no país: um dos destaques é a atuação do K9 Ozzy, com aproveitamento 100%, pontuação que comprova o diferencial de ser o único pastor belga Malinois que alcançou o nível 3, grau máximo na modalidade mantrailing em busca e salvamento de Pessoas – prática que utiliza para a operação o odor específico das mesmas (suspeitas ou não) para a sua localização e identificação: Ozzy é referência na América do Sul. Um trabalho sério e permanente que integra o animal ao homem, o agente de segurança em aperfeiçoamento constante”, destacou o titular de Segurança Municipal.

Representando o grupo, a oficial fez considerações significativas ao trabalho realizado pela Guarda Municipal, uma importante referência para que conhecessem o modelo que traz resultados positivos ao longo dos 14 anos de sua criação. “Hoje contamos com seis animais no setor da FAB – três da raça pastor Alemão e três pastores belga Malinois, como aqui conhecemos no Canil da Guarda Municipal de Jundiaí. Solicitamos orientações iniciais para que possamos realizar um curso de adestramento com profissionalismo e muita qualidade. Dessa forma buscamos a parceria, inclusive para auxiliar os novos condutores no adestramento completo de seus animais.”

Profissionalismo e reconhecimento

Hoje, o setor especializado da GMJ conta com 17 cães trabalhadores: 13 pastores Belga Malinois; 2 Rottweilers, 1 Labrador, e 1 Bloodhound; os treinamentos ocorrem diariamente no período da manhã, tanto no que se refere às táticas de adestramento para a atuação nas ruas no que diz respeito ao operacional, o atendimento às ocorrências, como também para o showdog – as apresentações educativas.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Assessoria de Imprensa GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/06/06/canil-da-gmj-recebe-a-visita-de-integrantes-da-forca-aerea-brasileira/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original