Semana do Meio Ambiente se encerra com limpeza do Rio Jundiaí Mirim

Publicada em 07/06/2018 às 19:06

Ação de limpeza do rio Jundiaí Mirim é realizada desde 2002

Por mais um ano, o encerramento das comemorações da Semana do Meio Ambiente – organizada pela Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) acontecerá com a limpeza de um trecho do rio Jundiaí Mirim, responsável pelo abastecimento do Município, no domingo (10), no bairro do Caxambu. Além de recolher detritos do leito e margens, a ação tem objetivo educacional, já que os organizadores abordam junto aos participantes os impactos do descarte irregular do lixo e seu tempo de decomposição na natureza.

A ação é realizada pela empresa Jornada Sub desde o ano de 2002. De acordo com o executivo da empresa, Alvanir Silveira Oliveira, o Jornada, a cada ano a adesão à atividade cresce. “No ano passado foram cerca de 200 pessoas. Neste ano acredito que o número será maior pelo interesse gerado. A conscientização de preservação do meio ambiente está sendo inserida na sociedade. Percebemos uma redução nos detritos encontrados ano a ano, mas mesmo assim ainda há muito o que se fazer pela qualidade da água e cuidado com o manancial”, detalha.

Ação de limpeza do rio Jundiaí Mirim será realizada no domingo (10), às 8h

A Semana do Meio Ambiente de Jundiaí, de acordo com o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello, é um momento de reflexão sobre os cuidados com a preservação do meio ambiente. “Jundiaí conta com leis e dispositivos de proteção da Serra do Japi, Cerrado e áreas de proteção e de mananciais. Pela importância, a bacia do Rio Jundiaí Mirim conta com o Programa Nascentes Jundiaí que tem como foco principal a recuperação das margens dos córregos e nascentes que compõem o abastecimento da cidade. A limpeza do trecho do Caxambu é uma forma de conscientizar a população sobre o cuidado com as águas, que vão chegar às nossas torneiras”, comenta.

Participação
Os interessados em participação da ação de limpeza devem entrar em contato pelo telefone 4586-5051 para se inscrever. A concentração acontecerá na Avenida Humberto Cereser, s/n, a partir das 8h.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/06/07/semana-do-meio-ambiente-se-encerra-com-limpeza-do-rio-jundiai-mirim/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original