Prefeito vistoria obras de prevenção a enchentes no Tulipas

Publicada em 12/06/2018 às 12:51

Capacidade de contenção será dobrada no bairro quando a obra estiver concluída

Na manhã desta terça-feira (12), o prefeito Luiz Fernando Machado esteve no Jardim das Tulipas para vistoriar as obras de contenção a enchentes em andamento no bairro. Com investimentos de R$ 380 mil em recursos próprios e de uma contrapartida paga por uma construtora, a obra visa resolver o problema de enchentes na parte baixa do bairro, uma demanda antiga dos moradores.

LEIA TAMBÉM
Equipes de roçada passam por treinamento

“Este é um investimento muito importante porque terá um reflexo direto na qualidade de vida dos moradores do Tulipas. Com responsabilidade, manteremos aplicando nossos recursos em projetos como este, que garantam a entrega de serviços de qualidade aos jundiaienses”, ressaltou Luiz Fernando. A previsão é de que os trabalhos, atualmente 55% já realizados, sejam concluídos até o fim deste ano.

Obras
De acordo com o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Adilson Rosa, a obra atualmente está na avenida Adelino Martins (a via principal do bairro). “Estamos fazendo a troca de tubulações, aumentando o diâmetro dos tubos, e também estamos construindo novas galerias. A capacidade de contenção das águas das chuvas será dobrada quando tudo estiver pronto”, explicou.

Segundo o coordenador executivo de obras e infraestrutura, Ademir Pedro Victor, além das galerias, será construído um “polder” (um reservatório nos moldes de um piscinão) com capacidade para 6 bilhões de litros, que vai armazenar a água excedente em caso de uma chuva muito acima do normal. “Nesse polder, teremos bombas que poderão ser ligadas caso o reservatório fique cheio”, afirmou.

Toda a obra na parte baixa do Jardim das Tulipas foi projetada com base em estudos de recorrência de chuvas considerando os últimos 25 anos, a fim de garantir mais eficiência na prevenção das enchentes.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/06/12/prefeito-vistoria-obras-de-prevencao-a-enchentes-no-tulipas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original