Prefeitura recebe câmeras para o Centro Seguro

Publicada em 27/06/2018 às 14:21

Parceria com a iniciativa privada amplia as possibilidades de tornar o município cada vez mais seguro

Como uma das ações do Projeto “Centro Seguro” que será lançado em julho, a Prefeitura de Jundiaí recebeu nesta quarta-feira (27), a doação de sete câmeras de monitoramento feita pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio). O Centro Seguro está em processo de estruturação e une ações com o objetivo de aumentar a sensação de segurança nos centros comerciais da cidade.

Para a assinatura do termo de doação, estiveram presentes o prefeito Luiz Fernando Machado; o presidente das entidades, Edson Maltoni; os gestores municipais José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças) e Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel – Jacó (Segurança Municipal); também o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí(GMJ), o inspetor Benedito Marcos Moreno; o diretor de Infraestrutura da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Ricardo Denardi; e os vereadores Antonio Carlos Albino e Paulo Sérgio Martins.

LEIA TAMBÉM
Prefeito acompanha aula prática dos futuros guardas municipais

“É de grande importância para o fortalecimento da segurança local contar com entidades como a CDL e Sincomércio. A iniciativa permite que possamos dinamizar as propostas da atual Administração no que se refere à segurança. As câmeras de monitoramento dão a visão de um todo, por isso o projeto-piloto tem o Centro como ponto de partida, para que depois possa ser ampliado para os demais bairros onde há forte presença de comércios”, destacou o prefeito.

De acordo com Luiz Fernando, os equipamentos foram doados pela entidade, por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, e instalados em áreas estratégicas para reforçar o trabalho integrado das forças de segurança no combate à violência e criminalidade.

O gestor de Segurança Municipal informa que as câmeras já utilizadas pela Central de Monitoramento Eletrônico da GMJ completam-se em sua operacionalidade.“ Com a instalação das novas câmeras a resolubilidade refletirá todo o esquema de inteligência que já se faz presente e será ampliado. A participação da iniciativa privada, por meio do presidente Maltoni, é bem-vinda e com certeza alcançará resultados significativos.”

O presidente das entidades reforça que a iniciativa traz inúmeros benefícios aos comerciantes, aos profissionais que atuam no segmento, ao público consumidor. “Acreditamos que a parceria com a Prefeitura de Jundiaí, a integração com os órgãos de segurança pública se efetiva de maneira crescente: é apenas o começo para resultados muito positivos.”

Integração
Parimoschi ressalta que o momento representa um avanço na execução dos nove programas prioritários da atual Administração: garantir a segurança é um deles. “O apoio da Cijun é fundamental para o sucesso das próximas ações: integra um conjunto de olhos inteligentes – a infovia – para a instalação de quilômetros em fibras óticas que inicialmente possibilitarão o monitoramento nas ruas do quadrilátero central a partir da Praça da Matriz, chegando até o Fórum”, afirmo

 O “Centro Seguro” é desenvolvido com a proposta de promover a integração entre os setores considerando os resultados significativos alcançados a partir da criação do Comitê de Gestão de Crise pela Prefeitura de Jundiaí para o Carnaval deste ano, repetindo-se com êxito durante a greve dos caminhoneiros.

A iniciativa envolve representantes da Prefeitura, como as Unidades de Gestão de Segurança Municipal; Assistência e Desenvolvimento Social; Governo e Finanças; Inovação e Relação com o Cidadão; Gabinete de Gestão Integrada Municipal; entidades representativas do comércio – CDL, Sincomércio e a Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE); as polícias Civil e Militar; Delegacia de Defesa da Mulher; e os Conselhos Comunitários de Segurança.

Assessoria de imprensa

Foto: Fotógrafos PMJ 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/06/27/prefeitura-recebe-cameras-de-monitoramento-para-o-centro-seguro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original