Saúde disponibiliza esquema especial de vacinação
Publicada em 03/07/2018 às 19:02Para manter o atendimento para a população e evitar o desperdício de vacinas, a Vigilância Epidemiológica (VE) mantém esquema especial de vacinação para evitar o desabastecimento para as doses de DPT e de pólio oral, que não foram disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), no quantitativo necessário para suprir todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) diariamente. O esquema montado disponibiliza a oferta durante o mês inteiro, de forma escalonada, para garantir o acesso da população.
De acordo com informações da VE, a vacina tríplice DPT (difteria, a coqueluche e o tétano) não foi entregue na grade do mês de junho, portanto, o atendimento é feito com o estoque municipal do mês anterior. O frasco (de 10 doses), após aberto, deve ser usado em 15 dias. Para evitar perdas, foi estabelecido cronograma de oferta, conforme tabela abaixo. Essa vacina é produzida pelo Instituo Butantã e só é aplicada duas vezes na vida da criança (aos 15 meses e quatro anos).
A pólio oral, também aplicada aos 15 meses e quatro anos, está com estoque reduzido. A SES informou que existe a expectativa de reposição do estoque até o final do mês de julho. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, não haverá falta de vacina. “Teremos a vacina oral de poliomielite (VOP) disponível toda semana em várias UBSs. O esquema para a DPT prioriza a oferta em locais com fácil acesso para toda a população”, ressalta.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
12/02/2026
Jundiaí retoma vacinação contra Covid-19 para pessoas a partir de 12 anos -
10/02/2026
Dengue: profissionais da Atenção Primária à Saúde recebem primeira dose da vacina Butantan-DV -
06/02/2026
Prefeitura de Jundiaí amplia oferta e garante cerca de 3 mil atendimentos médicos especializados -
13/12/2025
Nos 369 anos de Jundiaí, Prefeitura entrega UBS Vila Rio Branco e amplia atendimento em saúde
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



