Jundiaí sedia segunda edição do Fórum Jovens Rurais
Publicada em 10/07/2018 às 12:06A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, promove, no próximo dia 25, a segunda edição do Fórum Jovens Rurais. O encontro, que será no restaurante Recanto Marquezin, tem como objetivo aproximar as gerações de agricultores para discutir a sucessão rural, além de promover um debate sobre novas ideias, anseios e desafios do setor. A ação é voltada à região do Circuito das Frutas, com foco em Jundiaí.
LEIA TAMBÉM
Programação do Dia do Vinho segue no fim de semana
Segundo Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e uma das coordenadoras do Fórum, serão utilizados métodos integrativos e dinâmicos com a participação de jovens e seus pais, produtores rurais, estudantes, professores, pesquisadores, técnicos e gestores públicos. “Na primeira edição realizada no ano passado, a adesão dos jovens foi surpreendente. Mais da metade dos participantes (56%) tinha entre 15 e 30 anos”, conta. “A ideia é que, no final do evento, pais e filhos possam compreender melhor o ponto de vista de cada um, o que poderá contribuir para trazer soluções para um melhor planejamento da sucessão rural”, acrescenta.
Para o pesquisador Ivan André Alvarez, da Embrapa Territorial, a sucessão rural é um dos principais gargalos a serem superados para manutenção da atividade agrícola, especialmente nas propriedades familiares e muito próximas aos centros urbanos. “A sustentabilidade econômica e social depende da permanência do jovem no campo. Implantar tecnologias que agreguem valor à produção é um dos fatores que podem estimular os filhos de agricultores a seguir a atividade dos pais”, avalia.
A diretora do Departamento de Agronegócio da Prefeitura de Jundiaí, Isabel Harder, destaca que promover a sucessão rural é importante porque garante a manutenção da produção. “Além disso, a continuidade contribui para melhorar a qualidade da produção”, aponta. O Fórum Jovens Rurais faz parte da programação da Semana do Agricultor Jundiaiense, promovida pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT).
As inscrições para o Fórum são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de julho pelos telefones (11) 4589-8581/8872/8692.
Confira a programação do evento:
8h Credenciamento e recepção com café da manhã
8h30 Peça teatral “Somos todos José” (Manoel de Matos, Instituto BioSistêmico, Piracicaba, SP)
9h45 Você está comprometido com seus sonhos? (Rômulo Kobori, Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural de Atibaia, Atibaia, SP)
10h30 Intervalo
10h45 Agronegócio: uma escolha, não falta de opção (Rodrigo Parise, Irmãos Parise, Jarinu, SP)
11h15 Trabalhar com a família: problema ou solução? (Ariana Sgarioni, Adega Beraldo de Cale, Jundiaí, SP)
11:45 Retornar vale a pena (Matias Vargas, Fazenda Pereiras, Itatiba, SP)
12h Almoço
13h30 Roda de conversa sobre sucessão rural
13h40 Roda de conversa entre pais e rodas de conversa entre filhos: o gênio da lâmpada
14h Apresentação
14h30 Roda de conversa entre pais e filhos: propondo soluções
14h50 Apresentação
15h20 Intervalo
15h40 Demandas e encaminhamentos
16h Encerramento
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
17/11/2024
Público 60+ pode participar de passeios turísticos no programa “Vovô Bem-Vindo”
-
13/11/2024
Produtores podem se inscrever no Programa de Apoio ao Agronegócio
-
03/07/2024
Convênio entre a Prefeitura e o Estado fortalece o agronegócio de Jundiaí
-
24/06/2024
Agronegócio realiza campanha para o não plantio de murta em áreas públicas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original