Prestação de Contas chega ao Jardim do Lago com boas notícias

Publicada em 14/07/2018 às 15:47

População pode conferir a planta da Nova UBS que será construída no bairro

Manter a população ciente de todas as ações da administração, como forma de valer na prática o princípio da transparência, é compromisso da atual gestão. Desta forma, o Prefeito Luiz Fernando Machado realizou na noite de sexta-feira (13), no Salão da Igreja Nossa Senhora do Montenegro (Redemptóris Mater) do Jardim do Lago, mais um encontro para a Prestação de Contas do governo municipal. Além de detalhar as medidas adotadas para o reequilíbrio fiscal do orçamento, as ações já realizadas em todos os vetores da cidade foram apresentadas para a população, juntamente com obras específicas para a região, que será contemplada com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) feita nos padrões da  Nova UBS (equipada com os programas Guardiões da Saúde e Posso Ajudar) além de reservatório de água, para a garantia do abastecimento daquela população.

LEIA TAMBÉM

Prefeito faz prestação de contas no bairro Medeiros

“Nossa proposta é de governo transparente. Sabemos das necessidades e buscamos soluções. É inadmissível, por exemplo, que tenhamos demora para a realização de exames laboratoriais, por isso, com o equilíbrio de nossas contas, conseguimos ampliar a oferta a partir deste mês passamos da oferta de 90 mil exames para 130 mil/mês. Para a região do Jardim do Lago, atendendo a uma reivindicação antiga, conseguimos, a partir de contrapartida, a construção de um prédio novo para a UBS. O Jardim do Lago cresceu muito e precisa de um equipamento para atender de forma completa, com todos os serviços, incluindo o atendimento odontológico, que hoje ainda não conta. Será uma unidade no conceito da Nova UBS, com atendimento humanizado com os programas Guardiões da Saúde e Posso Ajudar, ambiência adequada, acessível e completo, para não só cuidar da doença, mas promover a saúde entre a população”, comentou o prefeito Luiz Fernando. A primeira Nova UBS foi inaugurada no início do mês, na Vila Maringá.

O Guardião da Saúde é um programa de avaliação do serviço prestado pelo equipamento. Essas informações, que são transmitidas online, servirão para a qualificação e busca da excelência da unidade. Já o Posso Ajudar? é amparado pela humanização e personalização do atendimento, com servidor dedicado a tirar dúvidas e orientar o usuário desde o momento que chega para o atendimento até sua saída.

Acompanhado de gestores e diretores das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Segurança, Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), DAE e Governo e Finanças (UGGF), o prefeito conversou com a população e deu esclarecimentos. Dona Franciscas Félix Batista, 66 anos, conhecida como ‘Chica’, lembrou da demanda antiga da UBS. “Essa população aguarda ansiosa pela iniciativa. Lutamos muito pela saúde dos nossos moradores”, comentou a mulher, que faz tratamento pela rede pública. O Prefeito salientou que a obra tem prazo previsto de execução de seis meses após o início. A condução está em fase de finalização do projeto executivo, já que a obra contará com 540 metros quadrados,  inclusive com espaço para abrigo de ambulâncias e leitos de observação.

Relacionado à saúde, o gestor da UGPS, Tiago Texera, adiantou que haverá ampliação na oferta de exames de média e alta complexidade neste segundo semestre. “Recebemos verba parlamentar que será investida neste setor para equalizar as filas de espera. A Saúde é prioridade para a administração, por isso, conseguimos a contrapartida para a construção da UBS do bairro, juntamente com outras medidas que estão sendo realizadas nos demais vetores da cidade, como a implantação da Nova UBS no Tulipas, no Corrupira e na Comercial, além da Clínica da Família, no Vetor Oeste, que atenderá a 40 mil vidas, incluindo a oferta de exames”, argumentou.

Ainda durante a apresentação, o diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares, anunciou a construção de um reservatório que garantirá o abastecimento para a população, no valor de R$ 3.455.672,71. “A DAE já trabalha para a construção de um novo reservatório de água no bairro, com o objetivo de ampliar o abastecimento na região. Serão beneficiados, além do Jardim do Lago, os bairros Vila Militar, Vila Esperança e Cidade Jardim. A unidade será construída na avenida Dr. Nelson Vilaça, 1817, onde atualmente existe um reservatório desativado, que será demolido”, detalhou Palhares. A obra está dentro das solicitações do IN-07. A Carta-Consulta foi apresentada em 25/05/2018, no âmbito do Programa Avançar Cidades, do Ministério das Cidades, que tem até o dia 19/12/18 para dar a resposta final.

Antônio Zebber Filho, 68 anos, morador no Jardim do Lago há 50 anos, aprovou a iniciativa do encontro com os moradores. “As pessoas querem saber o que está sendo feito pela cidade, principalmente para o seu bairro. A prestação de contas é boa para isso, para que população tome conhecimento e faça seus questionamentos”, analisou.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ

 

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/07/14/prestacao-de-contas-chega-ao-jardim-do-lago-com-boas-noticias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original