DAE é selecionada para projeto sobre redução de perdas e eficiência energética

Publicada em 24/07/2018 às 11:20

A DAE Jundiaí é uma das dez empresas escolhidas para participar do ProEESA (Projeto de Redução de Perdas e Eficiência Energética no Abastecimento de Água), organizado pela Agência Reguladora Ares-PCJ. O programa tem duração de um ano e o objetivo é a formatação, ao final, do Plano de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética.

Pela DAE, participam os servidores Leandro Ferro, gerente de Eletromecânica e Operações, Osmar Aparecido Raphael, gerente de Controle de Perdas, e Fernanda Calheiros, chefe da Seção de Perdas. O projeto prevê aulas em diversas cidades, entre as quais Jundiaí, cuja visita está agendada para janeiro de 2019.

LEIA TAMBÉM
DAE implanta rede de água no loteamento Ponte Alta, no Ivoturucaia

O programa tem duração de um ano e o objetivo é a formatação, ao final, do Plano de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética

“São dez encontros e o mais interessante é a troca de conhecimento. Às vezes, as técnicas são as mesmas, mas a forma como cada concessionária de saneamento as aplica pode ser mais eficiente, garantindo melhorias”, avalia Osmar Raphael.

O comprometimento da DAE nestes setores e os indicadores foram relevantes no processo de seleção. Na área de controle de perdas, a empresa contabiliza cerca de 32% de perdas totais, sendo menos de 10% de perdas reais; possui um Plano Diretor de Controle de Perdas de Água e trabalha com a setorização e instalação de macromedidores pela cidade.

Já no setor elétrico, a DAE é reconhecida pela redução na emissão de gás carbônico, ação possível graças à compra de energia de fontes incentivadas, por meio do sistema de “mercado livre”. A empresa também desenvolve ações para melhoria da eficiência energética e operacional de suas unidades, iniciativas que agora integrarão o plano a ser elaborado.

Para Leandro Ferro, pensar em perdas de água e eficiência energética de modo conjunto é um ganho para a empresa. “A eficiência energética depende de vários setores da DAE, desde a engenharia nos projetos até a manutenção e operação das unidades e redes. Tudo influencia no consumo de energia”, avalia.

Parceria Brasil-Alemanha
O ProEESA é realizado pelos governos do Brasil e da Alemanha, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Em 2018, integram o grupo a DAE Jundiaí, Companhia Ituana de Saneamento, SAAE Sorocaba, DAE Americana, SAEP Pirassununga, SAAEB Brotas, SAAE São Carlos, CODEN Nova Odessa, SAAE Porto Feliz e COMASA Santa Rita do Passa Quatro.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/07/24/dae-e-selecionada-para-projeto-sobre-reducao-de-perdas-e-eficiencia-energetica/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original