Guarda Municipal orienta crianças sobre como brincar com segurança

Publicada em 26/07/2018 às 18:56

Trabalho socioeducativo realizado pela instituição leva a cultura de paz

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) realizou nesta semana a ação socioeducativa de orientação quanto ao manejo seguro de pipas e aos perigos do cerol a crianças e jovens que frequentam o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro Vista Alegre. A ação faz parte do Programa Educação Para Não Violência (Educavi) do Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Gepad) da corporação e aproveita o período de recesso escolar, quando soltar pipa é uma das opções de lazer.

A atividade reuniu cerca de 50 crianças e adolescentes e contou com as participações dos GMs Amanda e Barros, da equipe do Educavi, e dos GMs Michele e Barban, que integram a Ronda Escolar – Anjos da Guarda. A formação, que é também oferecida em escolas, igrejas, empresas e instituições, sugere também que a atividade seja realizada em parques e áreas abertas e se pauta pela cultura de paz.

LEIA TAMBÉM
Guarda Municipal tem capacitação especializada para o “Centro Seguro”

Luís Felipe de Oliveira (9 anos), Emanuel (8), Pedro Henrique (4) e Moisés (1), filhos da dona de casa Cristiane Oliveira, estavam ansiosos pela oficina desde que ficaram sabendo de sua realização. “Aqui é muito gostoso, tem muito espaço para eles, é bem organizado”, ressaltou Cristiane, que passa férias na casa de sua mãe. Sempre atento, Pedro Henrique quis falar: “É a primeira vez que faço uma pipa e ainda fiz novos amiguinhos”.

Roseli Marques, uma das responsáveis pela biblioteca do equipamento, ressalta a parceria com a GMJ. “As crianças ficaram atentas à explicação dos guardas. Isto para mim é uma parceria perfeita, que traz aprendizado e reflete integração e amizade”, comemora.

Já para Valdair Ferreira, orientador social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que opera no equipamento, ressaltou também o atendimento que a corporação dá às necessidades da população. “Através deste trabalho preventivo e educativo, as crianças passam a ver a GMJ como mais próxima. Isso facilita a criação de vínculos, já estabelecida pelo patrulhamento comunitário diário na região”.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: GM Guerino


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/07/26/guarda-municipal-orienta-criancas-sobre-como-brincar-com-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original